Moradores da Cerâmica esperam por saneamento há 40 anos

Sem saneamento básico, esgoto a céu aberto corre pela Rua Delfina, causando transtorno aos moradores
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Uma espera que já dura quatro décadas. Este é o tempo que moradores da Rua Delfina, no bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu, aguardam pela tão sonhada obra de saneamento básico. Enquanto a melhoria não chega, a população já perdeu as contas da quantidade de promessas ouvidas a cada eleição municipal. Mesmo assim, muitos mantêm viva a esperança de dias melhoras, sem esgoto na porta de casa, mas com o tão desejado asfalto.
O aposentado Antonio Pedro dos Santos Filho, 68 anos, mora há 46 na Rua Delfina. Segundo ele, em época de eleição para prefeito e vereadores é comum candidatos pedirem votos com a promessa de obras de saneamento.
“Vários candidatos vêm aqui e prometem melhorias, mas depois de eleitos nunca mais voltam. Um exemplo foi o ex-prefeito Nelson Bornier, que esteve aqui prometendo que a rua seria asfaltada logo assim que assumisse a prefeitura, mas até hoje estamos nesse abandono”, lamenta o idoso, que aguarda agora a visita do atual prefeito, Rogerio Lisboa.

O aposentado Antonio Pedro cobra dos governantes pelas promessas não cumpridas
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Sem a devida atenção dos governantes, é a própria população quem tem colocado a mão na massa, para evitar que a crítica situação da Rua Delfina se torne ainda pior. “Nós colocamos pó de pedra para tampar os buracos e o esgoto, mas mesmo assim ele corre a céu aberto e se espalha pela rua quando chove”, revela Francisco Fortunato, 32 anos, que faz um apelo aos representantes do povo na Câmara Municipal. “Eu gostaria que os vereadores eleitos por nós, que na época vieram nos pedir o voto, tomassem vergonha na cara e retornassem para fazer algo pelos moradores, já que nas próximas eleições eles virão aqui novamente nos pedir voto”, concluiu.
Em nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu lembrou a grave crise econômica pela qual o município atravessa, fator que afetou diversos setores. “Mesmo com os problemas financeiros, a Secretaria Municipal de Infraestrutura vem realizando diversas obras de pavimentação, saneamento, drenagem e operações tapa buraco, que futuramente contemplarão também o bairro da Cerâmica. Para isso, a Secretaria de Infraestrutura irá elaborar um projeto de saneamento e pavimentação tanto para Rua Delfina como para outras do bairro”, diz um trecho da nota.

 

por Raphael Bittencourt (raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!