Hospital da Mulher recebe os Doutores da Alegria

Apresentação garantiu muitas risadas e bem-estar aos pacientes da unidade
Maurício Bazílio/ASCOM SES

A ONG Doutores da Alegria se apresentou no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, referência em atendimento de gestantes e bebês de alto risco, encerrando as atividades de agosto. Os atores da ONG apresentaram o espetáculo Tirando a Limpo – a história de um circo, da Companhia Meraki, que conta uma história divertida de uma dupla inseparável de faxineiras. Mais uma vez, a ação levou, além da arte, muitos sorrisos e animação aos pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade.
“Promover saúde vai muito além de oferecer a assistência. Nossos parceiros trazem alegria para os pacientes e, sem dúvida, o bom humor ajuda no processo de recuperação. A SES tem uma assessoria de humanização atuante e que constantemente busca novas parcerias para que o nosso atendimento seja cada vez melhor”, disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
O enredo da apresentação mostrou a vida de duas faxineiras contratadas para limpar um circo que veio a fechar após a fuga do palhaço. Partindo desta notícia, a dupla construiu uma trajetória imaginária para o artista em países fictícios. O dono do circo, o mágico, a mulher barbada, o homem mais forte do mundo e a bailarina se transformam em figuras que se relacionam com o cotidiano das duas trabalhadoras em uma história divertida e de amizade.
“A emoção que esses artistas levam às nossas unidades é fantástica. Trazendo a cultura para o campo da saúde, promovemos conforto emocional e bem-estar através do bom humor aos nossos pacientes e colaboradores. Esse é um dos nossos objetivos”, comenta Rafael Guedes Fornerolli, coordenador da Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde.
Ao longo do mês, os hospitais estaduais Eduardo Rabello, Alberto Torres, Adão Pereira Nunes e Azevedo Lima também contaram com a alegria do grupo. Até o final do ano, os pacientes da rede estadual receberão novamente a apresentação dos Doutores, que visita mensalmente as unidades. A atividade faz parte do projeto Plateias Hospitalares e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde.
Título de uma das 100 melhores ONGs  – Este mês, a ONG Doutores da Alegria ganhou o Prêmio Melhores ONGs, concedido pela Revista Época e o Instituto Doar, e garantiu o título de uma das 100 instituições melhores avaliadas para o recebimento de doações em 2017. Entre os critérios de avaliação constaram causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas.
A ONG existe há 25 anos e é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde. O projeto Plateias Hospitalares, idealizado em 2009, leva a arte e a cultura aos ambientes hospitalares da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Atualmente, a organização possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, além de fomentar em âmbito nacional uma rede de cooperação entre grupos que atuam como palhaços em hospitais.

error: Conteúdo protegido !!