Exército investiga envolvimento de outros militares no vazamento de informações

O setor de inteligência do Exército investiga se há envolvimento de outros militares no vazamento de informações das operações realizadas no Rio, além do soldado Mateus Ferreira Lopes, de 19 anos, detido na manhã desta segunda-feira (21). As informações são do porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Roberto Itamar.

Segundo o coronel, o soldado está prestando esclarecimentos na Cidade da Polícia, neste momento, e depois será encaminhado a uma unidade militar, ainda não definida, onde ficará preso. O jovem vai responder processo na Justiça Civil por associação ao tráfico.

“Se for identificado crime ou transgressão disciplinar militar vai estar sujeito a responder também à Justiça Militar”, afirmou o coronel Itamar.

O porta-voz do CML disse que as investigações ainda estão em andamento e que as informações que ele tem é a de que o rapaz estaria repassando informações sigilosas “de maneira irresponsável ou dolosa” a amigos e colegas por meio de grupos nas redes sociais. Ele não confirmou se o jovem se comunicava diretamente com traficantes.

O coronel Itamar contou que o monitoramento feito pelo setor de inteligência é praxe. Esse acompanhamento é feito em todas as operações, antes, durante e depois, para direcionar a correção de rumos.

“As informações conduziram, nesse caso, para esse soldado. Não estamos dizendo que seja o único. Pode existir outras fontes de vazamentos que estão sendo investigadas. Mas esse foi o primeiro que conseguimos identificar”, disse.

error: Conteúdo protegido !!