Megaoperação em comunidades da Zona Norte prende 40 suspeitos

Policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos localizaram um bunker do tráfico de drogas no Jacarezinho
Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Pelo menos 40 pessoas foram presas durante megaoperação das Forças de Segurança realizada em diversas comunidades da Zona Norte do Rio. A identificação deles não foi divulgada. A ação que conta com a participação de cerca de 6 mil homens da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional e das Forças Armadas resultaram também na apreensão de pistolas, duas granadas artesanais, além de radiotransmissores, munição e drogas, cuja quantidade não foi revelada. Também foram recuperados quatro carros e duas motos. Ontem, um soldado do Exército, Mateus Ferreira Lopes, de 19 anos, suspeito de ter vazado informações sobre a operação anterior, foi preso durante ação da polícia.
No balanço que fizeram da operação no início da tarde de ontem, as autoridades envolvidas na megaoperação consideração que a ação obteve êxito, mesmo não tendo resultado, mais uma vez, na apreensão de armamento pesado, como fuzis. O subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, Rodrigo Alves, destacou a participação da população, através do Disque Denúncia, que ajudou a polícia a chegar até três suspeitos que estavam escondidos em um hotel da cidade. Sobre o trabalho das Forças Armadas, responsáveis pelo cerco às comunidades, ele disse que é fundamental, para garantir tranquilidade aos policiais no cumprimento dos mandados de prisão e apreensão e, também, para a população, evitando a ocorrência de confrontos. A respeito da informação de que a megaoperação deixou mais de 22 mil alunos sem aula, Rodrigo Alves disse que foi consultado sobre o funcionamento das unidades e recomendou que elas abrissem, já que a operação se iniciou fora do horário escolar e durante sua realização não houve troca de tiros.
A megaoperação prossegue até que sejam cumpridos todos os mandados. A ação está sendo realizada no Jacarezinho — onde há mais de uma semana ocorrem intensos tiroteios —, Manguinhos, Bandeira 2, Mandela, Arará, Mangueira, Complexo do Alemão e no Conjunto Habitacional Morar Carioca. No Jacarezinho, policiais civis da DESARME (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos), após intenso trabalho de inteligência e em decorrência das investigações da especializada sobre o tráfico de armas, localizaram um bunker do tráfico de drogas no Jacarezinho. A ação que fez parte de uma grande operação da Polícia Civil, da qual participaram diversas unidades, resultou na apreensão de grande quantidade de drogas e armas dos criminosos. Foram apreendidas diversas pistolas de uso restrito, um adaptador que transforma uma pistola GLOCK em uma submetralhadora, conhecido como KIT RONI, munições, granadas e grande quantidade de drogas. Todo o material apreendido está avaliado em cerca de um milhão de reais.

Megaoperação deixa mais de 22 mil alunos sem aula

A megaoperação das forças de segurança em comunidades do Rio deixou 22.548 alunos sem aulas na manhã de ontem. O número é recorde neste ano. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, 31 escolas, 11 creches e 12 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) não abriram na cidade. O local mais atingido foi Manguinhos, na Zona Norte do Rio, onde 5.685 estudantes foram prejudicados. Ao todo, seis colégios, quatro creches e dois EDIs fecharam na comunidade e em Benfica, bairro no entorno da favela. Já no Complexo do Alemão, cinco escolas, seis EDIs e uma creche não abriram, deixando 5.604 jovens fora das salas de aula nesta segunda.
Segundo a secretaria, Higienópolis também registrou um grande número de estudantes sem aulas: ao todo, seis escolas fechadas com 3.479 estudantes. No Jacarezinho, onde os moradores viveram dez dias seguidos de tiroteio, 2.395 alunos ficaram longe dos colégios nesta segunda. Quatro escolas, quatro creches e dois EDIs fecharam as portas. Em Del Castilho, 1.502 pessoas foram prejudicadas em quatro escolas e um EDI. Enquanto isso, a secretaria registrou 1.455 alunos sem aulas no Rocha e em Triagem. Ao todo, dois colégios e um EDI não abriram nesta manhã. No Complexo do Chapadão, foram 1.304 pessoas em duas escolas e duas creches. Os dois locais menos atingidos foram Maria da Graça, com apenas uma escola fechada e 850 estudantes prejudicados, e Cachambi, com 274 alunos e um colégio.

error: Conteúdo protegido !!