Saúde e Beleza – 02/07

Conferência Municipal de Saúde em Meriti e Belford Roxo
Duas prefeituras da Baixada realizaram a Conferência Municipal de Saúde no último fim de semana. Em Meriti, profissionais da saúde, autoridades políticas e sociedade civil i se reuniram na Câmara dos vereadores para a sétima edição do evento. O objetivo do encontro foi definir os rumos e as ações do setor para os próximos dois anos. Em Belford Roxo, a 9ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada no auditório da Fabel. Na oportunidade ocorreu a eleição dos novos membros do conselho Municipal de Saúde para a gestão de 2015 a 2018, órgão que participa da formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde no município.

Transplante de medula pelo SUS
Os pacientes que sofrem com doença falciforme têm uma nova opção para o tratamento. O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União de ontem a portaria nº 30, que incorpora ao Sistema Único de Saúde (SUS) o transplante de células-tronco hematopoéticas entre parentes a partir da medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical.
A novidade será disponibilizada no SUS pelo Ministério da Saúde após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que debateu o assunto com especialistas e diversos segmentos da sociedade por meio de consulta pública. Estudos já demonstravam um aumento na sobrevida de dois anos em 90% dos casos transplantados e em outros foi evidenciado que pessoas com doença falciforme, que atinge, na maioria, a população negra, deixaram de utilizar a morfina para o controle da dor após o transplante.

Justiça quer diagnóstico da Saúde
A juíza Natascha Maculan Adum Dazzi, da 10ª Vara de Fazenda Pública da Capital, determinou que o Estado e o Município do Rio de Janeiro apresentem um relatório sobre toda a rede de urgência e emergência de Saúde de suas competências, em um prazo de até 90 dias. A liminar atende parcialmente o pedido de antecipação de tutela ajuizado pelo Ministério Público. Segundo a liminar, os réus deverão elaborar um relatório conjunto discriminando o atual panorama da rede de Saúde e dimensionamento a oferta e a demanda de atendimentos. No diagnóstico, também deverão ser identificados quais pontos carecem de mais atenção do Poder Público. A ação civil pública foi impetrada no dia 18 de junho com o objetivo de garantir a implementação efetiva dos planos municipal e estadual de Atenção à Urgência e Emergência, diante da inexistência de uma rede estruturada e organizada de serviços.
Doe + vida
150701 SAUDE
Mais famílias estão dizendo “sim” à doação de órgãos para transplantes no Rio de Janeiro: no primeiro trimestre de 2015, o estado atingiu a marca de 64,5% de autorizações de familiares diretos para a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Esta é a primeira vez que o Rio de Janeiro ultrapassa a margem histórica de 60% neste tipo de autorização, nos últimos cinco anos, desde a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET), em 2010. Há pouco mais de dois meses, a secretaria de Estado de Saúde lançou a campanha Doe+Vida, que busca conscientizar a sociedade a respeito da importância de discutir a doação de órgãos. A campanha conta com um site – doemaisvida.com.br – onde as pessoas que queiram se declarar doadoras podem se cadastrar e imprimir seu cartão virtual Doe+Vida.

Mais ações para controle da Hanseníase
Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti realizou uma capacitação de ações de controle da Hanseníase. A palestra, ministrada pela médica dermatologista Marinéia de Souza que especialista em doenças infectocontagiosas, foi direcionada para os médicos e enfermeiros que atuam nos Postos de Saúde da Família (PSF) do município. Meriti sediará no próximo dia 13 uma ampla capacitação para representantes dos 13 municípios da Baixada Fluminense na área da saúde

error: Conteúdo protegido !!