Equipe do Samu Japeri recebe tablets e novos celulares

Equipe terá maior agilidade para realizar as ocorrências
Cisbaf/Divulgação

Inovações tecnológicas chegaram ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência – Samu 192 do município de Japeri a fim de aprimorar o serviço prestado à população. Na manhã de quarta-feira (23) foram entregues às equipes tablets e na quinta-feira (24) novos aparelhos de celular foram distribuídos. A implantação de tablets no Samu é uma iniciativa pioneira do Cisbaf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Com os equipamentos, é possível reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências, elevando as chances de salvar mais vidas.
Para utilização do tablet foi realizado um treinamento pelo assistente de Tecnologia da Informação do Cisbaf, Vinicius Deodoro. Ele mostrou os recursos do aparelho e os profissionais fizeram diversas simulações, podendo constatar a facilidade no seu manuseio. Segundo Deodoro, com a nova tecnologia, os profissionais passam a contar com maior agilidade no preenchimento dos dados realizados durante todo o atendimento. As informações anexadas alimentam em tempo real o sistema de gestão do Samu 192 Baixada Fluminense.
“Toda tecnologia para melhorar o atendimento à população é muito bem-vinda. Espero que a agilidade no atendimento possa salvar mais vidas”, disse o prefeito, Carlos Moraes, acompanhado pelo secretário de Saúde, Charles Gonçalves, que também elogiou o aprimoramento do serviço.
Do treinamento participaram médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, operadores de frota, bem como os coordenadores do Samu Japeri, Elisângela Lira de Lima e José Camargo de Oliveira. O município conta com uma ambulância avançada e uma básica, e realiza mensalmente cerca de 200 atendimentos.

Tecnologias aprimoram serviço

O Cisbaf, que administra a Centra de Regulação do serviço em 12 municípios da Baixada vem, sistematicamente, investindo em novas tecnologias para melhorar a prestação do serviço ao cidadão. Em 2016, um novo e moderno sistema de gestão foi instalado, permitindo, inclusive, acompanhar em tempo real o deslocamento das ambulâncias.
A modernização também está viabilizando outros importantes benefícios à gestão do serviço como, organização e agilidade no preenchimento do formulário, padronização das informações alimentadas no sistema online, gerando mais segurança aos profissionais e pacientes já que todos os dados estarão armazenados em um servidor para futuras consultas. A avaliação do paciente no momento do socorro, os horários e cada conduta realizada pela equipe de saúde será registrada no aparelho. Os tablets também contam com GPS e aplicativo de trânsito e navegação. E, nos casos de remoção hospitalar, o nome do hospital e do profissional que recepcionar o paciente será registrado, possibilitando à Central de Regulação acompanhamento das ocorrências do começo ao fim.

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