Mesquita terá serviço de diagnóstico de câncer bucal

Nelson Monteiro, coordenador de Saúde Bucal de Mesquita, em atendimento
Paulo Tauil

Neste sábado, dia 26 de agosto, a equipe de Saúde Bucal de Mesquita aproveitará a ação social realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), na Dinâmica, em Rocha Sobrinho, para levar o serviço de odontologia para os idosos presentes. O evento é destinado à população acima dos 65 anos que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), valor pago pelo governo federal para idosos em situação de pobreza. Pensando especialmente nesse público, além dos tratamentos convencionais de limpeza, extração e restauração, entre outros, a Saúde Bucal de Mesquita alertará e examinará idosos para prevenir, diagnosticar e ajudar a combater o câncer bucal.
“Idosos e tabagistas, por exemplo, têm mais chances de desenvolverem câncer bucal ou lesões nessa região e muitas vezes nem desconfiam que estão com esse problema. Além disso, na terceira idade, é comum o aparecimento de doenças sistêmicas que podem gerar consequências na cavidade bucal. Caso da diabetes, hipertensão, osteoporose e complicações renais, além de outras”, explica o coordenador municipal de Saúde Bucal, Nelson Monteiro.
A ação da SEMAS terá início às 8h e contará ainda com café da manhã, corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas, penteados, aulões de zumba e atividades funcionais. Serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicose também estarão disponíveis. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, o objetivo é alcançar os 2.187 idosos que recebem o BPC na cidade.
“Essa é uma questão de urgência. Esses idosos precisam fazer o cadastro até dezembro, do contrário, perderão o benefício e não terão mais como se sustentar. Não haverá uma segunda chance. Por isso, também estamos enviando cartas para as residências e divulgando o evento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nas escolas do município, igrejas e bancos”, afirma.
Aproveitando a ação, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito realizará no evento a emissão do cartão de estacionamento para idosos que possuem habilitação e carro. É preciso levar carteira de identidade com foto e assinatura, que conste o número do CPF do idoso, o documento original do veículo, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cópia do comprovante de residência atualizado do município.
“É fundamental que o idoso, acima de 60 anos, seja habilitado e morador de Mesquita. Ele sendo o condutor, sairá da ação já com o cartão, com validade em todo território nacional, podendo fazer uso das vagas públicas”, explica Fernando Gonzalez, secretário de Transportes e Trânsito de Mesquita.
O prédio da Dinâmica fica localizado na Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho. É preciso levar toda documentação original, como identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do benefício. Em Mesquita, o BPC atrai uma receita anual de aproximadamente R$ 24 milhões.

error: Conteúdo protegido !!