A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita lança, nesta semana, uma série de palestras que farão parte da programação de sua Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM). Trata-se do projeto “Mais Mulher”, uma ação itinerante que terá sua primeira palestra realizada na Igreja Metodista Wesleyana de Edson Passos, nesta terça-feira, dia 29 de agosto, às 14h. O tema é “O Papel da Mulher na Sociedade X Violência Contra a Mulher”. O endereço é Rua Cordura 44, em Edson Passos.
“É importante que as mulheres entendam que a violência nem sempre é caracterizada pela agressão física. Existem diversas formas, como a moral, patrimonial, psicológica e até sexual. Quando a mulher detecta esses casos, se torna capaz não só de se ajudar, mas também de auxiliar outras mulheres que estão ao seu redor”, alerta Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.
Coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita, Patrícia Xavier destaca que essas palestras estão previstas na Lei Maria da Penha, que comemorou 11 anos neste mês. “Não se trata de uma lei apenas punitiva, mas também educativa e de prevenção à violência. Nesse sentido, precisamos enxergar a informação como uma grande ferramenta de combate à violência”, defende Patrícia.
É importante lembrar que Mesquita conta com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, que funciona na Rua Paraná 1, no segundo andar do Fórum de Mesquita, sala 210, a poucos metros da estação de trem Mesquita. O CEAM atende mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, sem qualquer distinção. O serviço é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar capacitada, formada por assistente social, advogada e psicóloga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h horas, sem necessidade de agendamento.