Nova Iguaçu sedia fase estadual da Olimpíada do Conhecimento

O SENAI Nova Iguaçu sedia a disputa nas ocupações Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Técnico em Eletrotécnica e Estruturas Metálicas
Joana Mineiro/Firjan

Estudantes dos cursos profissionalizantes das unidades do SENAI de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias disputam desde segunda-feira (28), uma vaga entre os melhores alunos técnicos do Rio de Janeiro. A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento – maior evento de educação profissional da América Latina, que reúne mais de 140 alunos de todo o estado, termina hoje. Os competidores farão provas em polos espalhados pelo Rio de Janeiro. O SENAI Nova Iguaçu é uma das Sedes Olímpicas dessa etapa e vai sediar a disputa nas ocupações Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Técnico em Eletrotécnica e Estruturas Metálicas.
Jovens de todo o estado foram selecionados após vencerem a etapa escolar, onde foram desafiados a mostrar habilidades e conhecimentos e executar tarefas dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade exigidos pela indústria. Quem for campeão da estadual vai treinar para, em 2018, participar da seletiva para a WorldSkills – etapa internacional da competição, que será na Rússia, em 2019.
Denize Martins, coordenadora operacional do SENAI Nova Iguaçu, explicou que os jovens têm que cumprir as tarefas descritas na prova prática, com maior precisão e no tempo estabelecido, além disso, também são avaliadas a postura profissional, a organização e a limpeza do ambiente. “Os cursos do SENAI preparam os jovens para o mercado de trabalho, e a Olimpíada do Conhecimento é mais um diferencial no currículo deles. Os alunos são desafiados a realizar tarefas baseadas em situações reais que enfrentariam no dia a dia das indústrias”, disse.
Para alcançar o objetivo, os alunos encararam uma rotina intensa de treinamentos. Foram muitas horas de atividades diárias, que seguiam as mesmas dificuldades encontradas nas provas durante a etapa estadual. ”Participar da Olímpiada do Conhecimento é uma grande oportunidade de galgar novos horizontes na minha vida profissional. Quero aproveitar ao máximo essa chance, pois sei que é um momento único de seguir os conselhos dos meus pais: faça tudo que puder, sempre que puder. Grandes realizações estão por vir, nunca subestime um sonhador”, destacou o aluno de Eletricidade Industrial do SENAI Nova Iguaçu Flavio Henrique Santos da Costa, 19 anos.
“A Olimpíada do Conhecimento traz um desafio: levar o conhecimento do aluno para além do que ele aprende em sala de aula. Para esses jovens, participantes da competição, ficará um aprendizado único, que é o de saber lidar com os momentos de emoção e os de pressão ao mesmo tempo, uma prática próxima da realidade vivida nas empresas. Chegar nesta etapa da Olimpíada é sinal de que eles persistem nos seus objetivos e sonhos. Que esse seja o primeiro degrau para o sucesso deles na vida profissional e também pessoal”, enfatizou Sandro Marques, coordenador operacional do SENAI Duque de Caxias.
O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.
A premiação da etapa estadual será nesta quinta-feira, dia 31, às 15h, na sede da FIRJAN, no Centro do Rio. O SENAI Nova Iguaçu, onde acontece parte da competição entre 28 e 30 de agosto, fica localizado na Rua Gerson Chernicharo, número 1.319, Bairro da Luz.

error: Conteúdo protegido !!