Polícia Civil e MP fazem operação contra corrupção no Detran

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual do Rio (MP-RJ) realizaram uma operação contra corrupção no Detran, em Magé
Fotos: Reprodução / TV Globo

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual do Rio (MP-RJ) fizeram uma operação contra corrupção no Detran, na manhã de ontem em Magé, na Região Metropolitana do Rio. Na ação, denominada de ‘Asfalto Sujo II’, os agentes devem cumprir 45 mandados de busca e apreensão, além de três de prisão preventiva. Às 8h, as três pessoas já haviam sido detidas. As investigações começaram após denúncia da Corregedoria do órgão, que repassou as informações à Polícia Civil. As buscas desta ocorreram na prefeitura e no posto do Detran do município. De acordo com o MP, os acusados foram denunciados por organização criminosa, corrupção ativa e passiva e inserção de dados falsos em sistema público informatizado. Os crimes teriam sido praticados entre abril de 2013 e outubro de 2014. De acordo com as investigações, funcionários e ex-funcionários produziam e emitiam documentos públicos falsos referentes a vistorias de veículos irregulares, transferências de propriedade, entre outros serviços prestados pelo Detran. O órgão afirmou que todos recebiam parte da propina ao longo da tramitação dos procedimentos.
Entre os alvos dos mandados de prisão está o ex-secretário municipal de Habitação e Urbanismo de Magé André Vinicius Gomes da Silva, apontado pela denúncia como um dos líderes do esquema por nomear pessoas de confiança e receber pela arrecadação das atividades ilícitas. O ex-secretário de Governo e ex-secretário municipal Paulo Cesar Batista Vaz que também é acusado de participar da coordenação das atividades também é outro alvo. Na época das investigações, Paulo Cesar era apontado como o braço-direito do então prefeito Nestor Vidal.

error: Conteúdo protegido !!