Brasil empata com a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa

Mais uma vez Neymar teve atuação abaixo da média, mas foi dele a assistência para o gol de Willian
Reuters

A seleção brasileira perdeu os 100% de aproveitamento nas Eliminatória para a Copa do Mundo na Era Tite. Após nove vitórias consecutivas o Brasil esbarrou na Colômbia, no Estádio Metropolitano Barranquilla, e empatou em 1 a 1 com os donos da casa. Com o resultado, a Seleção chegou aos 37 pontos e ainda mira uma marca história da Argentina. Nas Eliminatórias para a Copa de 2002, os ‘hermanos’ terminaram em primeiro lugar com 43 pontos. O Brasil ainda enfrenta Bolívia (fora) e Chile (casa) e pode igualar este número.
Já a Colômbia está com um pé na Rússia. O empate levou a equipe de José Pékerman aos 26 pontos, e a vaga ficou ainda mais próxima com a derrota do Chile para a Bolívia. Nas duas últimas rodadas os colombianos enfrentam o Paraguai (casa) e o Peru (fora).

 

O jogo

Com o Brasil já classificado para a Copa do Mundo e a Colômbia precisando do resultado para carimbar o passaporte para a Rússia, as duas equipes fizeram um primeiro tempo com menos chances claras de gols do que se imaginava. Aos 11 minutos, o Brasil teve a oportunidade de abrir o placar com Daniel Alves. Em cobrança de falta à la Cristiano Ronaldo, o camisa 2 acertou a barreira e a bola passou com perigo à direita da meta de Ospina. A arbitragem não viu o toque na defesa colombiana e marcou apenas o tiro de meta.
A partida melhorou após os 23 minutos, quando houve parada técnica por causa do forte calor em Barranquilla. Os jogadores do Brasil tiveram uma rápida conversa com o técnico Tite e voltaram mais ligados para o restante da etapa inicial. Aos 27 minutos, Neymar tentou invadir a área em velocidade, mas a bola ficou na meia-lua e sobrou para Roberto Firmino, que chutou bem no canto. O goleiro Ospina saltou e evitou o primeiro gol do jogo.
A Colômbia respondeu aos 31. Após bola levantada na área, Falcao García disputou pelo alto com Thiago Silva, que mandou para trás. O goleiro Alisson saltou para espalmar para escanteio, fazendo grande defesa. Um minuto depois o Brasil puxou contra-ataque quase mortal. Neymar tirou de Arias, o deixando na saudade, e avançou com muito espaço pela ponta esquerda. O camisa 10 entrou sozinho na área, mas sem muito ângulo, levou para o meio e chutou cruzado. Firmino não chegou para completar, e a bola foi para fora.
A “jogada” mais comemorada pela torcida colombiana no primeiro tempo foi a sequência de “dribles” que um cão deu em um membro da organização do jogo ao invadir o gramado, aos 44 minutos. A cena inusitada parece ter distraído o time da casa. Logo após a retirada do cachorro o Brasil abriu o placar com belíssimo gol do atacante Willian. Fernandinho fez um lançamento perfeito do meio de campo e encontrou Neymar dentro da área. Com muita classe o camisa 10 tocou para trás, deixando o jogador do Chelsea livre para acertar um lindo chute no ângulo do goleiro colombiano.

Segundo tempo

Precisando do resultado para se aproximar de uma vaga na Copa, o técnico argentino da Colômbia, José Pékerman, sacou no intervalo o meio-campo Cuadrado e retornou para a etapa final como atacante Yimmi Chará. Tite apostou na manutenção da equipe que começou a partida.
A alteração surtiu efeito e a Colômbia buscou o empate logo aos 10 minutos. Arias recebeu passe de James Rodríguez pela direira, avançou e cruzou na medida para o artilheiro Falcao García. O atacante do Monaco subiu livre de marcação e cabeceou firme, sem chance de defesa para Alisson. Este foi o primeiro gol sofrido pela Seleção com bola rolando nas Eliminatórias desde que Tite assumiu o comando, há um ano.
O gol animou os donos da casa, que foram de vez ao ataque em busca da virada. Aos 14 minutos, James Rodríguez acertou a trave em cobrança de falta surpreendente pelo lado esquerdo do ataque. Após carimbar o poste, a bola ainda pegou no pé de Alisson e a defesa cortou.
Preocupado com o domínio colombiano, Tite sacou Firmino e lançou Gabriel Jesus no ataque da Seleção. Aos 23 minutos, nova parada técnica para hidratação. E Pékerman fez mais uma alteração: tirou o meio-campo Cardona e pôs mais um atacante, Téo Gutiérrez. E o técnico do Brasil respondeu, trocando Renato Augusto por Philippe Coutinho, alteração que deu certo na vitória sobre o Equador.
Apesar da busca pelo gol, as duas equipes não conseguiram alterar o marcador e preservaram a igualdade até o apito final.

Ficha técnica:

COLÔMBIA
Ospina, Arias, Zapata, Davinson Sánchez e Fabra; Carlos Sánchez, Aguilar, Cardona, James Rodríguez e Cuadrado; Falcao García
BRASIL
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho (c), Renato Augusto, Willian e Neymar; Roberto Firmino

 

por Raphael Bittencourt (raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!