Atleta de Mesquita é destaque na seleção brasileira de Rugby

Os moradores de Mesquita tem um motivo especial para assistir aos jogos do Parapan Americano 2017. O mesquitense Júlio Cézar Braz da Rocha, de 26 anos, atleta da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas, está participando da competição, em busca de mais medalhas.

O Campeonato das Américas (Parapan) de 2017 começou no dia 3 e segue até o dia 10 de setembro, em Assunção, Paraguai. A competição  é o primeiro evento da Federação Internacional de Rugby em Cadeiras de Rodas (IWRF) realizado no Paraguai. Dez nações são esperadas, com os dois primeiros vencedores confirmados no Campeonato do Mundo. O primeiro jogo da seleção do Brasil aconteceu na terça-feira, 5 de setembro, contra os Estados Unidos. “Nosso objetivo é alcançar a vaga para o mundial, na Austrália, e para 2020 em Tóquio. Estamos confiantes”, declara Júlio.

Hoje com 26 anos, Júlio Braz começou a praticar Rugby na Associação de Integração de Deficientes Físicos (Assidef) de Mesquita, e depois na Santer Rio Rugby. Atualmente é bicampeão brasileiro (2016 e 2017) pelo Minas Quad Rugby. Pela seleção brasileira disputou os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, onde a equipe conquistou a oitava colocação. Está classificado como melhor jogador do Brasil e está entre os dez melhores do mundo.

“Sou morador de Mesquita, fruto de times daqui e da Vila Olímpica. Pratico Rugby há três anos e consegui chegar na seleção brasileira. Precisamos mostrar que existem vários talentos no esporte da Baixada Fluminense, precisamos exaltar o esporte na Baixada, pois estes talentos precisam ser observados”, destaca Julio.

Júlio Braz também é atleta de Jiu-jitsu, integrante da equipe Team Vila Olímpica de Mesquita, onde conquistou medalha de ouro no campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu, realizado em julho deste ano no Grajaú Country Club. “Júlio mantem o seu condicionamento físico em aulas de natação e Jiu-Jitsu na Vila Olímpica, e viaja para Minas Gerais para as competições de Rugby. Temos turma de Jiu-Jitsu de inclusão social esportiva, onde pessoas com ou sem deficiência treinam juntas. Queremos ressaltar que todos são capazes de praticar esporte. Além de Júlio Braz, Yuri Villarino, também integrante do Team Vila Olímpica, conquistou medalha de ouro nesta mesma competição. Os dois são faixa branca e demonstraram, em pouco tempo, um alto nível técnico”, explica o professor e técnico de Jiu-Jitsu Jordan Almeida.

A Vila Olímpica de Mesquita fica na Avenida Baronesa de Mesquita, no bairro Cosmorama.

As aulas de Jiu-Jitsu na Vila Olímpica acontecem às terças e quintas, das 19h às 21h, e as de natação nos mesmos dias, de 13h20 às 14h. As inscrições são realizadas sempre na segunda semana de cada mês, no próprio local.

 

error: Conteúdo protegido !!