Parceria com a CEG vai beneficiar japerienses

As obras terão 11 quilômetros de extensão entre a Dutra e o bairro Eucaliptos
PMJ/Divulgação

A Prefeitura de Japeri, em parceria com a CEG, começou ontem, no bairro Marajoara, a perfuração do solo para a instalação dos tubos que vão fornecer o gás natural para os moradores do Condomínio do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’. A expectativa é de que a nova rede também amplie a oferta de GNV (Gás Natural Veicular) no município e atenda a indústrias, residências e o comércio local. As obras, que estão avaliadas em R$ 5 milhões, terão 11 quilômetros de extensão, com prazo de término em seis meses, estão sendo instaladas na entrada da cidade, pela Rodovia Presidente Dutra, até o bairro Eucaliptos. O projeto também vai gerar 40 novos empregos diretos.
“Essa obra começa aqui no Marajoara, mas a nossa intenção é beneficiar toda Japeri, melhorando assim, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e atraindo novas empresas. Além disso, já há pedidos de instalação em postos de combustíveis, padarias, restaurantes e até no Polo Industrial. É importante destacar ainda que a obra não conta com contrapartida do município”, destacou o prefeito Carlos Moraes.
Atualmente dos cinco postos de combustíveis existentes na cidade, apenas um é abastecido com GNV. “Com o gás natural veicular, o preço deve cair bastante nos postos de combustíveis. Vai chegar mais barato para os consumidores. A população também vai economizar principalmente com gás de cozinha. Hoje o botijão de 13 quilos custa entre 70 e 75 reais em Japeri. A taxa mensal com o gás canalizado tem média de custo de R$ 25. Isso vai gerar muita economia”, afirmou o secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kerly Gustavo Bezerra, que acompanhou as obras.
De acordo com Walace dos Santos Silva, encarregado da obra e funcionário da empresa COM ECO (Construções e Perfurações), empresa contratada pela CEG, inicialmente está sendo feita a sondagem e perfuração do solo, além da colocação da tubulação de polietileno com 200 milímetros de diâmetro.
“É um material seguro e após colocar os tubos em torno do condomínio, vamos fazer a redistribuição nos imóveis. Esperamos colocar 100 metros de tubos por dia, mas com a contratação de 40 novos funcionários, todos de Japeri, queremos dobrar a quantidade de colocação de tubos por dia”, comentou Walace, que conta com 11 homens trabalhando na obra e uma máquina de perfuração (Furo Direcional MND).

error: Conteúdo protegido !!