Escolas da Baixada incentivam a prática da coleta seletiva

Alunos da E. M. Paulo Freire, em Belford Roxo, estão participando da coleta de óleo usado
Rafael Barreto/PMBR

Pensando na preservação do meio ambiente e na conscientização da população, prefeituras de cidades da Baixada Fluminense estão apostando nas crianças para iniciarem uma mudança de comportamento com relação ao descarte irregular de lixo. Em Japeri, será lançado hoje o projeto de Coleta Seletiva nas Escolas. Também hoje, Belford Roxo recebe seu quarto Ecoponto para a destinação de óleo de cozinha usado. Já a prefeito de Mesquita lança nesta mesma data o programa “Resgate da Coleta Seletiva”.
O projeto Coleta Seletiva Nas Escolas contará com a participação de 33 unidades de ensino de Japeri que vão servir como ponto de coleta de matérias recicláveis. O lançamento acontece na escola Ary Schiavo, às 10h. O projeto vai beneficiar, principalmente, os antigos catadores do lixão, que terão um aumento na renda extra. Atualmente, Japeri, que possui cerca de 100 mil habitantes, conta com 11 cooperados.
“É um projeto muito importante para a cidade, pois serve para educar e conscientizar os moradores sobre a coleta nas escolas e que o lixo não deve ser jogado nas ruas. Além disso, os pais dos alunos também vão aprender bastante com essa iniciativa”, comentou o prefeito Carlos Moraes.
Nos pontos de coleta, onde foram instalados os bags, devem ser descartados caixas Tetra Pak (caixinhas de leite), garrafas pet, plásticos, latinhas, papéis e papelões. Inicialmente o projeto será direcionado para a comunidade escolar, mas as pessoas que desejarem poderão participar levando os recicláveis para as escolas.
“O projeto é para a conscientização da população japeriense quanto à necessidade de separar seus resíduos recicláveis. Quando você começar a disseminar informação com as crianças, elas levam isso pra casa. O objetivo é que essa coleta seletiva seja implantada também nos bairros. Foram colocadas estruturas com bags nas escolas e a ideia é no próximo ano chegar às unidades estaduais e particulares. Pedimos para doar mais as caixinhas de leite (Tetra Pak), pois ela tem um comodato com a nossa cooperativa de catadores, e eles tem uma meta para bater por ano, e em 2016 eles não bateram”, disse o secretário do Ambiente, e Desenvolvimento Sustentável, Kerly Gustavo Bezerra.

Belford Roxo ganha mais um Ecoponto

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belford Roxo implementa hoje o 4º Ecoponto para a destinação de óleo de cozinha usado na Paróquia São Sebastião, bairro da Prata. Na segunda-feira (11), foi a vez da Escola Municipal Paulo Freire, a primeira a receber o projeto que irá atender toda a região do bairro Santa Maria. Antes já haviam ganhado o projeto a sede da Secretaria de Meio Ambiente e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Dentro das unidades escolares, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, o Ecoponto em Santa Maria faz parte da educação ambiental na região. “É importante despertar essa conscientização ambiental principalmente nas crianças. Com a orientação correta da Secretaria, dos pais e da escola, elas aprenderão a realizar essa destinação”, disse o secretário que informou ainda que a Paróquia São Sebastião receberá o próximo Ecoponto nesta quarta-feira. De acordo com os coordenadores do projeto, Sérgio Ramos e Aliene Muniz o Ecoponto vai servir como opção para destino do óleo de cozinha. “O óleo deverá estar dentro de recipientes plásticos para que a destinação seja realizada de maneira adequada”, informaram.

Mesquita resgata coleta seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Mesquita lança hoje o programa de “Resgate da Coleta Seletiva no Município de Mesquita”. A atividade será realizada no auditório da prefeitura, às 14h. O objetivo é despertar na sociedade uma nova consciência sobre como o ser humano se sente fazendo parte da coleta e o que vem fazendo ou pode fazer, para a preservação, conservação, harmonia e bem estar de todos.
Mesquita foi um dos municípios pioneiros a lançar programa de coleta seletiva na Baixada Fluminense, com apoio de catadores e cooperativas cadastradas pela prefeitura. A SEMMURB busca reativar o projeto em todo município, para aumentar a coleta seletiva nas residências da cidade, que hoje são cobertas pelo serviço de limpeza urbana.

error: Conteúdo protegido !!