Rua do Centro de Nova Iguaçu fora da rota da limpeza

A Rua Isabel Correia da Costa não tem recebido serviços de varrição e capina, e moradores tentam manter a limpeza
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

Dentre as 16 mil ruas existentes na cidade de Nova Iguaçu, ou 2.395 quilômetros de vias públicas, segundo estudos da Gestão Metropolitana, uma única deve ter sido escolhida para ser condecorada como a pior de todas elas. Pelo menos no Centro. Trata-se da Rua Isabel Correia da Costa, entre a Rua Dr. Luiz Guimarães (antiga Treze de Maio) e Coronel Francisco Soares, há 50 metros da principal artéria do central: a Via Light.
Apesar das belas e suntuosas casas e dos prédios, a rua não conta com serviços de capina ou varrição, tanto que o mato cobre as calçadas e meio-fio, enquanto a lixarada se espalha por todos os lados. Segundo moradores, os serviços públicos chegam até as extremidades da rua, mas não passam por ela. “Por que isso acontece?”, é o que todos querem saber.
Ao sair do centro de Nova Iguaçu, descendo pela Rua Dr. Luiz Guimarães, no sentido via Dutra, ou pela Coronel Francisco Soares, no mesmo sentido, ao cruzar as pistas da Via Light, na primeira esquina é a Rua Isabel Correia da Costa. A partir daí, o visual muda de buraqueira para matagal, lixo e muita sujeira. O aspecto de abandono causa grande impacto, principalmente pelo contraste que se observa, por causa os imóveis residenciais e comerciais com aspectos luxuosos. Ninguém entende porque tanta beleza está misturada a tanta sujeira. A equipe do Jornal de Hoje esteve ontem no local para tentar descobrir a razão de tudo isso e matar a curiosidade dos moradores e de quem passa pelo local. Mas ninguém soube responder.

Ninguém sabe, ninguém viu

Márcio Tadeu revela que não viu limpeza da prefeitura na rua
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

O guardador de carros Márcio Tadeu Pereira, 57 anos, arriscou seu palpite. “Trabalho aqui nesta rua há quase cinco anos e nunca vi ninguém fazendo capina aqui e nem coleta de lixo. Os moradores, mas não são todos, é que limpam a sua própria porta e jogam seu lixo fora. Por isso o mato está alto e o capim cobre a calçada e o meio fio. Por isso aqui tem tanta sujeira (aponta)”, relata o guardador. Ele acrescenta que “o serviço da prefeitura só chega até a esquina da Dr. Luiz Guimarães e da outra esquina da Coronel Francisco Soares, mas não entra aqui nesta rua. Não sei porquê”, indaga. Um comerciante estabelecido na esquina da Coronel Francisco confirmou a versão de Márcio. “Os homens da prefeitura só vêm até a esquina e não entram na Isabel da Costa”, confirma.

Pergunte ao prefeito

Moradora há quase cinco anos na Rua Isabel Correia da Costa, Bernadete Casado, 72 anos, não soube responder o motivo dela não contar com os serviços públicos. “Seria bom perguntar ao prefeito (Rogerio Lisboa) e aos vereadores, os motivos dessa rua não ser varrida e nem capinada”, questiona. “A minha porta está limpa porque eu cuido, varro e limpo. Desde que moro aqui, nunca vi a prefeitura varrendo essa rua”, relata. Próximo a esquina, pelo lado da Rua Coronel Francisco Soares, a moradora Tatiane Coutinho Leite, 40 anos, também dispara seus torpedos. “Há dois anos não vejo varrição nesta rua. Não sei porquê. Aliás, a prefeitura é quem deve saber”, reclama.

Empresa promete limpar a rua

A equipe do Jornal de Hoje fez contato com a direção da empresa Green Life – Execução de Projetos Ambientais, responsável pela coleta de lixo da cidade. Seus dirigentes se mostraram surpresos com a situação, já que ela opera com tecnologia de ponta, tem alto nível de qualificação e atua em vários municípios do estado do Rio e do Brasil. A resposta foi a de que a direção iria determinar uma fiscalização rigorosa na referida rua e, em caso de constatação dos fatos relatados, as providências seriam tomadas imediatamente. A empresa trabalha com avaliador de qualificação e ressaltou que estudos feitos no Brasil, por empresa especializada no assunto, apontam Nova Iguaçu como a 8ª cidade mais limpa do país.

 

por Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!