Rio Rural é apresentado na Cúpula Mundial de Clima na França

150703 H63O Rio Rural, programa da Secretaria de Estado de Agricultura, foi apresentado pelo secretário da pasta, Christino Áureo, na quinta-feira (2), na Cúpula Mundial de Clima e Territórios, que está sendo realizada em Lyon, na França. O programa do Governo do Rio é o único case na área de desenvolvimento rural sustentável presente ao evento, que antecede a COP21, conferência das Nações Unidas sobre o clima, que acontecerá em dezembro, em Paris.

Cerca de 400 representantes oficiais de cidades, estados e províncias da África, Ásia, Oceania, Europa, América do Sul e do Norte que estão na vanguarda de ações climáticas integram as discussões para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e adaptação às mudanças do clima, incluindo ações de desenvolvimento sustentável no setor agropecuário. Além destes, outros 400 representantes de organismos não governamentais (ONGs, empresas, agricultores, povos indígenas, mulheres, comunidade científica, sindicatos, entre outros) também participam da cúpula.

Durante a plenária de encerramento do evento, o secretário Christino Áureo, ressaltou que o Rio de Janeiro tem uma estratégia bem- sucedida de integração dos territórios, atuando em duas frentes principais.

A primeira, a busca da soberania alimentar e, a outra, comum a todos os presentes, o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

“Conseguimos transformar em realidade o que há 15 anos atrás poderia ser chamado de utopia. Usamos a água como o principal produto da agricultura de nosso estado. É por meio dela que tudo se organiza, se desdobra e se preserva”, disse o secretário.

error: Conteúdo protegido !!