Nossos Bichos – 16/09

Como criar um Acará Disco

O Acará Disco é um peixe muito sensível, e por conta dessa característica é preciso ter muito cuidado na criação deles. São peixes que exigem muito conhecimento do aquarista e demandam, tanto produtos como ração ou condicionadores de água, como equipamentos para manter a água do aquário sempre saudável e nas condições ideais para a sobrevivência do peixe.
São peixes que formam casais que duram a vida toda, e geralmente escolhem os cantos menos visíveis dos aquários para fazer os ninhos. E nesse local é posto os ovos e é feita a fertilização dos mesmo. Apesar de exigir cuidados na adaptação, o acará-disco possui comportamento tranquilo, o que permite a criação com outros peixes, inclusive os de pequeno porte. Contudo, não é recomendado fazer com que ele divida espaço com espécies agressivas ou agitadas. Quando estressado, o acará-disco torna-se escuro e deixa de se alimentar, o que favorece o aparecimento de doenças, que podem ser fatais.
Tendo em vista as dificuldades de se criar os Acará Disco em aquários, e importante tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais vistosos e coloridos, segue a ficha técnica do Acará Disco:

 

Nome popular: são conhecidos com o nome de Acará Disco
Nome científico: foi batizado de Symphysodon Aequifasciatus
Origem: são peixes nativos da America do Sul, encontrados em toda a bacia amazônica e rio Negro.
Temperatura: para manter a qualidade do habitat ideal para o Acará Disco, a água deve estar entre 27°C e 30°C, mas de preferência manter em 28°C.
Água: o PH da água deve ficar entre 6.3 a 7.3, com um gH entre 1 a 10, e com kH entre 1 a 3.
Alimentação: o Acará Disco é um peixe carnívoro por natureza, mas quando criado em cativeiro acaba aceitando bem todo tipo de ração industrializada, bem como alimentos vivo e congelados.

error: Conteúdo protegido !!