Câmara realiza audiência sobre o Plano Municipal de Educação

A partir da esquerda, os vereadores Alexandre, Fabinho, Felipinho e Renata, formam a mesa da audiência junto com a secretária Rojane e o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação Alcy Maihoni

Durante quase quatro horas, vereadores, a secretária municipal de Educação de Nova Iguaçu, Rojane Dib, acompanhada de sua equipe técnica, membros do Conselho Municipal de Educação, professores e diretores da rede de ensino, representantes do Sepe e da sociedade civil estiveram reunidos, na noite de quinta-feira (14), discutindo o Plano Municipal de Educação (PME) e outras demandas da pasta. Uma plateia numerosa assistiu e participou dos debates, enchendo o plenário da Câmara. A audiência foi organizada pela Comissão de Educação e Cultura da Casa, presidida pela vereadora Renata da Telemensagem, tendo como membros os vereadores, Felipinho Ravis e Alexandre da Padaria.
A rede pública de ensino de Nova Iguaçu, conta hoje com 62.621 alunos e 5.468 professores, distribuídos entre 151 unidades escolares. O PME comporta 20 metas, sendo que muitas ainda não estão sendo cumpridas. “Neste mês completamos nove meses de gestão. Encontramos muitas dificuldades quando assumimos a pasta, com um déficit de quase R$ 3 milhões. Junto com o prefeito Rogério Lisboa, estamos implementando várias ações para oferecer uma educação de qualidade para nossa população”, disse a secretária Rojane. Segundo ela, cumprir a meta 20, que fala sobre financiamento, tem sido uma prioridade. “Precisamos aumentar o valor investido. Temos ido à Brasília constantemente solicitar apoio financeiro”.
Questionada pelos vereadores sobre a necessidade, urgencial, da reforma de diversas escolas, como a Marli T. de Matos, localizada no bairro KM 32, e a Menino de Jesus, no bairro da Prata, a secretária explicou que as mesmas entrarão em obras o mais rápido possível, e que seus nomes já estão no processo aberto pela Secretaria, assim como a Escola Padre Agostinho Pretto, no bairro Califórnia, entre outras. O número de unidades que necessita de reparos e obras estruturais chega a 70.
Estiveram presentes à audiência, Carlinhos BNH, Marcelo Lajes, Fabinho Maringá, Fernandinho Moquetá, Rogério Villanova, Li Só Alegria, Carlão Chambarelli e Aguinaldo Camu, além de todos os integrantes da Comissão de Educação, citados no início da matéria. Ainda neste ano, acontece novo encontro para avaliar os avanços conquistados no cumprimento da metas do Plano Municipal de Educação.

error: Conteúdo protegido !!