Campanha Nacional de Multivacinação tem ‘Dia D’ neste sábado

Crianças e adolescentes poderão colocar em dia o calendário vacinal até 22 de setembro, quando será encerrada a campanha de multivacinação

Atenção pais e responsáveis: este sábado (16) também é dia de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Cerca de 36 mil postos de saúde de todo país estarão de portas abertas e disponibilizarão, ao todo, 21 vacinas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 11 de setembro e vai até o próximo dia 22. Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde convoca mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, para atualizarem o calendário vacinal.
O objetivo é proteger esse público contra doenças que ainda não estão eliminadas e, portanto, representam riscos para quem não estiver vacinado. Mais da metade (53%) desse público já deveriam ter sido estar com o seu calendário de vacinação completo.
A mobilização nacional reúne cerca de 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde também distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.

Baixada participa do Dia D

As cidades da Baixada Fluminense também irão participar do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Em Nova Iguaçu, todos os postos estarão abertos, das 8h às 17h. Ao todo cerca de 500 profissionais de saúde estarão atuando na ação. A lista completa dos postos de saúde de Nova Iguaçu está no site www.novaiguacu.rj.gov.br.
Em Japeri, a prefeitura vai disponibilizar os 10 postos de saúde da cidade.  O atendimento também será das 8h às 17h. Serão oferecidos treze tipos de vacinas para crianças e oito para adolescentes com menos de 15 anos. “Será uma ótima oportunidade para os pais atualizarem a caderneta de vacinação dos filhos. Em caso de dúvida procure uma unidade de saúde”, orientou o secretário de Saúde de Japeri, Charles Gonçalves.
Crianças e adolescentes de Mesquita, que ainda não foram imunizados, poderão receber a maioria das vacinas em 19 postos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades Estratégias Saúde da Família (ESF). No entanto a vacina contra a Febre Amarela estará apenas nas unidades CMS Paraná, UBS Jorge Campos, UBS França Leite, UBS Nossa Senhora das Graças, UBS Edson Passos, UBS Vila Emil (Parque Ludolf), UBS BNH, UBS Vila Norma, UBS Banco de Areia e ESF Jacutinga.
Para atender o público alvo no município, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando as seis Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), nos quatro distritos, e o Centro Municipal de Saúde (CMS), no horário de 8h às 12h.

error: Conteúdo protegido !!