Mesquita discute o novo mapa do turismo na Baixada

O encontro entre secretários e gestores da área de turismo aconteceu no auditório do Centro Cultural Mister Watkins
Valéria Souza

Secretários e gestores da área de turismo dos municípios da Baixada Verde, nova denominação dada pelo Ministério do Turismo à Baixada Fluminense, se reuniram ontem pela manhã em Mesquita, para discutir os novos rumos do “Mapa de Turismo” da região. O encontro, que contou com a participação do vice-prefeito do município, Waltinho Paixão, aconteceu pela manhã, no auditório do Centro Cultural Mister Watkins, na Rua Armando Sales Teixeira, 37, no Centro.
De acordo com Kleber Rodrigues, secretário da pasta em Mesquita, o mapa de turismo cresceu no estado, passando de 71 para 89 cidades com vocações nesta área, incluindo o território mesquitense. As medidas iniciadas pelo governo de Mesquita têm motivado a presença de autoridades na cidade. “Estou aqui pela quinta vez, este ano”, lembra Sérgio Melo, diretor operacional da TurisRio.
Aumento das áreas turísticas
De acordo com o novo mapa do turismo do estado do Rio de Janeiro, 89 municípios apresentam potencial turístico capaz de ajudar a desenvolver a economia local e gerar empregos e renda. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira (14), pelo Ministério de Turismo, conforme folheto distribuído durante a reunião. Em todo país foram relacionados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. O crescimento do número de municípios e regiões é resultado de um trabalho de conscientização do MT junto aos gestores estaduais e municipais.
Mesquita à disposição
A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançado no ano passado pelo ministro Marx Beltrão, com o objetivo de fortalecer o setor de viagens no país. Por este Plano, o Mapa deverá ser atualizado a cada dois anos. Isso, segundo o projeto, estimula os gestores estaduais e municipais a investirem no setor de turismo como atividade econômica. Waltinho Paixão, em sua fala, disse que seu governo se coloca à disposição de tudo aquilo que for melhor para ajudar a economia de Mesquita e dar mais qualidade de vida à sua população.

 

por Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!