Dia D de Multivacinação tem postos movimentados na Baixada

O pequeno Nicolas da Silva Quirino foi um dos imunizados durante a campanha, em Japeri
Anderson PQD

Termina esta semana a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em todo o país. Milhões de meninos e meninas já receberam diversas vacinas, e nas cidades da Baixada Fluminense não é diferente. No último sábado (16) foi realizado o chamado ‘Dia D’ da campanha, e a ação atraiu bom público.
Em Japeri, centenas pessoas compareceram aos dez postos de saúde, que funcionaram das 8h às 17h e ofereceram 13 tipos de vacinas para crianças e oito para adolescentes com menos de 15 anos. O prefeito Carlos Moraes acompanhou a vacinação em alguns postos, como o do Centro e lembrou que a saúde da cidade pode melhorar com a vinda de empresas e indústrias para o município.
“Esse dia é importante para os pais atualizarem a caderneta de vacinação de suas crianças. Estamos regularizando isso para manter a saúde delas em dia. O governo está atento a questão da saúde e esta situação poderá melhorar com a chegada de mais indústrias na cidade”, afirmou Moraes.
O secretário de Saúde, Charles Gonçalves também percorreu os postos de saúde para acompanhar o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e disse que o número de crianças e adolescente com a carteira de vacinação em dia deve aumentar nesta semana.
“O movimento está dentro do esperado. Esta semana deve aumentar a demanda, pois os pais deixam para os últimos dias. Vamos intensificar a campanha nesta reta final com mais divulgação. A unidade Mista de Engenheiro Pedreira teve a maior procura. Temos todas as vacinas para atualização da caderneta, como a de Febre Amarela, Antitetânica, HPV, Pentavalente, entre outras”, garantiu o secretário.
A campanha que começou no último dia 11, acontece até o dia 22. A Prefeitura de Japeri pretende vacinar pelo menos 8.354 mil pessoas.

Atendimento rápido em Japeri

Quem buscou os postos de vacinação de Japeri não encontrou filas demoradas. Este foi o caso da moradora do bairro São Jorge, Eliane Garcia Alves da Silva Quirino, que levou o filho Nicolas, de apenas 5 meses para tomar a gotinha contra o rotavírus. “Estava com a caderneta do Nicolas atrasada e agora está em dia. Fico mais segura, pois meu filho está protegido”, contou.
Avó do pequeno Davi Lucas, de 1 ano, Carine da Conceição, por pouco não chorou junto com a criança no momento da vacinação. “Ele tomou duas injeções tetra viral, deu pena, mas é importante para a saúde dele”, ressaltou.

Campanha é sucesso em Queimados

O Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes foi considerada um sucesso em Queimados. Mais de mil moradores comparecem às unidades de saúde em busca da imunização. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou vacinas, como: Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, VIP (vacina inativada contra a poliomielite), VOPb (vacina oral contra a poliomielite), Rotavírus, Meningo C, Tríplice Viral, Tetraviral, DTP, Febre Amarela, entre outras. A campanha se estende até a próxima sexta-feira.
Moradora do Fanchem, Leidiane de Almeida, de 31 anos, aproveitou o Dia D para colocar em dia a caderneta de vacinação dos três filhos. Eles foram vacinados contra a Febre Amarela e HPV. “É importante eles ficarem imunizados para não pegarem nenhuma doença e termos gastos médicos maiores. Toda vez que temos campanhas como essas eu compareço”, declarou.
Quem não conseguiu se imunizar no sábado tem até sexta-feira desta semana para procurar uma unidade de saúde do município. O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 17h.

error: Conteúdo protegido !!