Atrações culturais e esportivas na luta pela inclusão

Ação busca conscientizar sobre a importância do respeito aos deficientes físicos

A acessibilidade é um assunto bastante discutido em todo o Rio de Janeiro e será destaque no evento ‘SensibilizAção’, promovido pelo Shopping Grande Rio, no sábado, dia 23 de setembro. A proposta é conscientizar o público e ampliar a inclusão de pessoas com deficiência física na Baixada Fluminense. A ação incluirá atrações culturais e esportivas, como dança e lutas marciais, e acontecerá das 15h às 20h. A entrada é gratuita.
O evento será promovido em parceria com a Associação de Integração de Deficientes Físicos (Assidef). A associação fará intervenções com cadeiras de rodas em algumas vagas do estacionamento, utilizando placas com a mensagem “Volto em 1 minuto”, entre outras. Haverá distribuição de panfletos informativos e dinâmica interativa com o público, das 15h às 17h, no estacionamento do shopping.
Os apaixonados por dança poderão prestigiar diversos números temáticos, em variados estilos, apresentado pelo Studio de Danças Valéria Brito, das 18h às 18h30. Após a apresentação coreográfica, o espaço dará lugar às artes maciais com apresentação do projeto de inclusão social “Alvo da Luta”, que mostrará os estilos jiu-jitsu, judô e luta olímpica, às 19h. Ambos serão apresentados em frente ao Kinoplex.
Finalizando a programação, a Assidef realizará uma partida de rugby adaptado para cadeirantes. Os interessados poderão conhecer esportistas da região que praticam a modalidade.
De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Grande Rio, Tatiana Mancebo, “a preocupação com a inclusão não se resume às barreiras arquitetônicas, ela é ainda mais relevante quando avança para os assuntos relacionados às atitudes da população e, por isso, é importante conscientizar todos”.
A coordenadora do estacionamento e idealizadora da ação, Samantha Novaes, conta que o objetivo é chamar a atenção dos clientes e moradores da região a partir da sensibilização sobre a falta de acessibilidade, além da importância do respeito aos deficientes físicos e seus direitos no estacionamento do shopping.
‘Queremos que o Grande Rio se torne um shopping cada vez mais acessível a todos os públicos, incluindo as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, que limite a sua locomoção. Além disso, nossa ideia com esta ação é mostrar, através da dança e do esporte, que o portador de deficiência pode exercer atividades que, para muitos, parecem ser impossíveis”, finaliza a executiva.

error: Conteúdo protegido !!