Queimados oferece aulas gratuitas de Caratê

Professor Helinho e o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, trabalham para o projeto ter um representante em 2020 no Japão
Igor Lima/PMQ

A inclusão do Caratê nos Jogos Olímpicos do Japão – berço da modalidade – em 2020 foi festejada por praticantes de todo o mundo. Em Queimados, na Baixada Fluminense, bem distante do país asiático, o esporte é tratado como prioridade e alimenta a esperança de dezenas de crianças e adolescentes que sonham em participar das disputas na terra do sol nascente. Desde março deste ano, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, incluiu em sua programação oficial as aulas de iniciação e aperfeiçoamento da luta. Elas acontecem todas as terças e sextas-feiras, das 19h às 21h, na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, no bairro Vila Pacaembu.
Cerca de 70 alunos praticam a modalidade que, além do espírito de competitividade, traz inúmeros benefícios à saúde. A responsabilidade de levar os ensinamentos aos pequenos queimadenses é do carateca e árbitro Sul- Americano da modalidade, Hélio Lima, o conhecido Professor Helinho, de 51 anos. Desde os 14, ele pratica a modalidade e tenta transferir seus conhecimentos aos alunos, entre eles o neto Diogo Lima, de apenas sete anos, que já coleciona mais de 30 medalhas, entre elas a do título de campeão carioca em 2016, na categoria sub-7.
A preocupação do professor vai além dos tatames. Ele também acompanha as notas escolares dos pequenos caratecas e conversa constantemente com os pais. “Trabalhamos os conceitos de disciplina, respeito e verdade. Isso ajuda o atleta a ter uma evolução. Entre os benefícios do Caratê, estão o fortalecimento dos ossos e músculos, resistência, coordenação motora e visual, além de tornar o organismo menos suscetível a ferimentos e doenças e desenvolve ainda paciência, disciplina, perseverança, compreensão, concentração e foco”, afirma.
Atendendo a uma orientação do prefeito Carlos Vilela de ampliar as atividades da Vila Olímpica, o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, decidiu implantar o Caratê logo após a inclusão da modalidade no calendário olímpico. “Foram diversos pedidos para incluir a modalidade e nós precisamos estar atentos à voz da população. As aulas estão sempre cheias e com alunos dedicados. Nossa meta agora é tentar levar, pelo menos, um atleta às Olimpíadas de 2020, no Japão”, vislumbrou. (com Ascom/Queimados)

Sonho do mestre e alunos é
a Olimpíada de 2020

Por amor ao Caratê, Felipe pedala 12 quilômetros para treinar na Vila Olímpica
Igor Lima/PMQ

Morador do bairro Inconfidência, Felipe Vieira, de 23 anos, pratica o caratê desde os 9 e o amor pelo esporte é o incentivo necessário para encarar os 12 quilômetros pedalando de sua casa até a Vila Olímpica. “Está sendo algo muito bom poder praticar a modalidade esportiva que amo na minha cidade, estava cinco anos afastado. Através do Caratê eu consegui maior disciplina e também me ajudou bastante a formar o meu caráter. Aqui não se formam apenas lutadores, mas pessoas de bem. Atualmente, meu principal desejo é as Olimpíadas do Japão, quem sabe? Não custa sonhar”, disse.
E o sonho de ir a Tóquio em 2020 não está apenas nos alunos do Professor Hélio. Ele também almeja voar para o país asiático e participar das Olimpíadas. Não como atleta e sim como árbitro. “Eu já participo de competições dentro e fora do país e participar dos Jogos Olímpicos na estreia do Caratê seria um feito muito especial para mim. Serão escolhidos os melhores do mundo e desejo muito estar entre eles”, concluiu.

Competições à vista e 50 vagas abertas

Não vão faltar competições para os atletas se prepararem em busca do sonho olímpico. No próximo dia 1 de Outubro, seis atletas da Vila Olímpica participarão de um torneio que terá a presença de caratecas de Argentina, Chile, Paraguai e, claro, do Brasil. A competição será no Ginásio de São Januário, em São Cristóvão, e será uma grande vitrine para os competidores. Outro campeonato de destaque acontecerá no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), quando pequenos lutadores medirão forças na 1ª Copa da Criança de Caratê, no Ginásio Metodista, em Queimados.
A Vila Olímpica ainda tem 50 vagas abertas para o Caratê. Ela fica localizada na Rua Maracanã, s/n – Vila Pacaembu. Para se matricular, é preciso apresentar atestado médico, declaração escolar, cópia do documento de identificação do aluno e responsável, uma foto 3×4 e comprovante de residência. Outras informações pelo telefone: (21) 3698-1188.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!