Visão Geral – 21/09

Bola Cheia
A Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, realizará nesta quinta (21) a posse do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontecerá no CELTI – Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, que fica na Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu, às duas e meia da tarde. #Boa!

 

Bola Murcha
A redução na frota da maioria das empresas de ônibus da Baixada tem preocupado trabalhadores, que precisam chegar ao local ‘de trampo’, com hora marcada. Estudantes e donas de casa também reclamam bastante dos horários esticados para suprir a falta de coletivos. Segundo as empresas, os ataques e assaltos assustam e obrigam a diminuição das unidades nas ruas. #SinalDosTempos

 

Água é tema de peça teatral em Caxias

Juliane Rebello / PMDC

Cerca de 150 estudantes participaram da primeira sessão do espetáculo “À procura da água”, que aconteceu na Vila Olímpica de Duque de Caxias na manhã de ontem (20). A peça é uma produção da Mamalujo Cultural, com o apoio da atriz Paolla Oliveira e chegou ao município graças a uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Até esta sexta (22), o público formado por estudantes das redes municipais de ensino de Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo poderão assistir a duas apresentações por dia, às 9h e às 14h.Foram disponibilizados 400 convites gratuitos para cada dia de espetáculo. A secretária municipal de Educação, profª Marise Ribeiro, falou sobre o projeto. “Ficamos felizes em receber o espetáculo aqui em Duque de Caxias e estamos aguardando os estudantes das cidades vizinhas. Oferecer arte para crianças é sempre importante, especialmente porque algumas delas nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro”, ressaltou.No espetáculo de estreia a plateia foi formada por estudantes da rede de Caxias, contando com alunos das escolas municipais Laurentina Cardoso Duarte, Aline Gonçalves de Lima, Albert Sabin, Joaquim da Silva Peçanha, Wilson de Oliveira Simões e Ruy Barbosa, além do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Neste dia 21, será a vez dos alunos de São João de Meriti e, no dia 22, do município de Belford Roxo. A formação da plateia está a cargo das secretarias de educação de cada cidade.A Mamalujo é uma produtora artística que tem por objetivo desenvolver, realizar, criar e expandir a arte em suas diversas formas e segmentos, incluindo dança, música, teatro, performance, instalações e ocupação de espaços. Através da democratização da cultura e seus projetos artísticos, promove o encontro das pessoas com a pluralidade das artes. No elenco, os atores Felipe Estevan, Guto Moura e Michelle Galego encantam as crianças com sua fala doce e a mensagem importante sobre a questão da sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

 

Acabou a calamidade financeira?
O ‘Movimento Acorda Nova Iguaçu’ mandou mais essa no Facebook: “o Ministério Público vai investigar os contratos feitos em caráter emergencial na gestão do prefeito Rogério Lisboa. Genro de ex-prefeito da cidade de Silva Jardim, Alessandro Carvalho Miranda, ganha dois contratos milionários sem licitação, na prefeitura de Nova Iguaçu, com a empresa Onix Serviços. A Onix cuida do Hospital da Posse e a Maternidade Mariana Bulhões.

 

Onde está o dinheiro?
No grupo do WhatsApp, ‘Política Iguaçuana e Baixada’, o ex-vereador, Carlinhos Presidente, promete: “Neste final de semana estou dando início a um grande abaixo-assinado percorrendo os bairros Miguel Couto, Austin e Km 32, para  entrar com ação civil pública no Ministério Público pedindo a reabertura imediata (das unidades de saúde desses bairros fechadas desde o início do ano) já que os repasses federais do Ministério da Saúde estão em dia com a Prefeitura de Nova Iguaçu”. Xiiiiiiii!!!!

 

Faetec sem merenda
Os alunos de pelo menos seis unidades da Faetec estão estudando sem nenhuma merenda. A informação foi publicada na terça-feira (19) pela rádio CBN e confirmada, ontem, pelo EXTRA. O almoço não é servido desde quando as aulas foram retomadas, em 23 de agosto, após o recesso de meio de ano e uma greve de professores por falta de condições ideais de trabalho. Terça, o lanche que era serviço, também foi cortado nessas unidades. Sem merenda, a solução é fazer um rodízio de aulas.

 

Audiências de custódia

Na terça-feira (19) o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assinou convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para instalação de três centrais de audiência de custódia, no bairro de Benfica, na Zona Norte da Capital e nos municípios de Campos de Goytacazes (Norte Fluminense) e Volta Redonda (Sul do estado). As centrais vão funcionar nas dependências das unidades penitenciárias e a previsão é que as audiências comecem no início de outubro.

 

Segurança e economia
“A interiorização das audiências de custódia era um sonho de todos nós, além de ser uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Estamos conseguindo fazer a interiorização de forma racional, buscando evitar pouco deslocamento dos presos, o que reflete tanto na segurança como na questão orçamentária. Em vez de desenvolver uma operação para o deslocamento do custodiado, o juiz e toda a estrutura judiciária irão atuar na unidade prisional”, avaliou o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza.

 

Para finalizar…
A cerimônia de assinatura do convênio contou, ainda, com a participação do desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, presidente da Comissão de Enfrentamento à Superpopulação no Sistema Penitenciário, dos desembargadores Antônio Jayme Boente e Marcos Henrique Pinto Basílio, e do juiz Marcelo Oliveira da Silva, juiz auxiliar da Presidência do TJRJ.

error: Conteúdo protegido !!