Light alerta sobre riscos de queimadas

Incêndios em áreas de vegetação podem causar interrupções no fornecimento de energia
Fotos: Reprodução / Internet

Nesta época do ano, quando o clima fica mais seco e chove pouco, é comum a incidência de queimadas em áreas de vegetação. Além dos danos ao meio ambiente, o fogo também pode atingir a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia. Somente no primeiro semestre do ano, mais de 3.300 clientes da concessionária ficaram sem luz em função de queimadas e incêndios em regiões de mata, como exemplo em Barra do Piraí e Carmo. O gerente Regional da Light, Renato Melo, explica que os incêndios podem provocar o desligamento de circuitos elétricos e a queima de diversos equipamentos de rede. “Quando isso acontece, milhares de clientes podem ficar sem energia. Além disso, o tempo para a normalização do serviço nestes casos é maior, pois é necessária uma parceria com o Corpo de Bombeiros para combater as chamas e, consequentemente, a substituição de todos os equipamentos danificados”, explica.
O gerente destaca ainda que a Light realiza serviços de manutenção preventiva em sua rede de distribuição para diminuir a probabilidade de ocorrências. “Entre as ações, estão a poda de árvores próximas à rede elétrica da companhia e a substituição de postes de madeira pelos de concreto e fibra, que são mais resistentes. A empresa ainda realiza aceiros ao redor dos postes e roçadas nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição”, finaliza Renato Melo.

Dicas para evitar queimadas

A população também pode fazer sua parte para prevenir a ocorrência das queimadas. Confira as dicas da Light:
– Não lance pontas de cigarro próximo a vegetação – com a baixa umidade do ar, a vegetação seca pega fogo com mais facilidade;
– Lugar de lixo é na lixeira. Latas de metal, cacos e garrafas de vidro descartados inadequadamente podem se aquecer ao sol e acabar ocasionando incêndios.
– Não solte balões. A prática, além de perigosa, é crime e pode ocasionar incêndios.
– Ao realizar acampamentos, apenas acenda fogueiras após limpar o local, retirando completamente a vegetação em volta, e se certificar de que está em uma área aberta. Ao terminar a atividade, apague a fogueira com água e apague e resfrie as brasas. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa

error: Conteúdo protegido !!