CEG admite expandir abastecimento do gás natural por toda a Japeri

Prefeito se reúne com a CEG para discutir expansão de gás por toda a cidade
Anderson PQD/PMJ

A Gás Natural Fenosa, maior distribuidora de gás natural do país em volume de vendas para o mercado termelétrico, admitiu a possibilidade de expandir o fornecimento do produto para todo o município de Japeri.
A proposta partiu do prefeito Carlos Moraes e do presidente da Câmara Municipal, vereador Miga, depois que a companhia iniciou, este mês, as obras de perfuração do solo na Avenida Tancredo Neves, a partir do bairro Marajoara, para a instalação de tubos que vão fornecer o gás natural somente para a região de Engenheiro Pedreira.
O gerente de operações da empresa distribuidora da CEG, André Otoni, que se reuniu com o prefeito, disse que Japeri integra, na Baixada Fluminense, uma região em desenvolvimento de total interesse comercial da concessionária estadual.
“Esse primeiro contato foi muito interessante para nós. Até porque, o município de Japeri faz parte de um plano estratégico de nossa empresa para expansão do gás no Estado do Rio de Janeiro. Portanto, esse encontro com o prefeito, secretários e o presidente da Câmara foi muito gratificante”, revelou André Otoni, frisando que a Gás Natural Fenosa tem interesse em participar do processo de desenvolvimento da região.
Ainda na avaliação da concessionária, o gás natural é uma energia necessária, entre outras vantagens, pela segurança, praticidade, economia e sintonia com o meio ambiente que oferece.
Durante o encontro, ficou estabelecido que a Prefeitura de Japeri vai mapear os pontos de interesse tanto quanto para a cidade e a Gás Natural Fenosa. “Ou seja, onde se puder ter efetivamente o consumo de gás natural – indústria, comércio e residências -, de forma que a gente possa, dentro de um contexto técnico-econômico promover um estudo mais detalhado que viabilize a expansão da rede, que já está em construção em Engenheiro Pedreira”, explicou o gerente de operações da empresa.

Aquecimento da economia
Para o vereador Miga, o gás natural é considerado um fator atrativo de novos investimentos para o aquecimento da economia na cidade, sobretudo, para a população do Centro de Japeri, que cobra os mesmos benefícios já disponibilizados para Engenheiro Pedreira. “Entendemos que aquela região, hoje com cerca de 40 mil habitantes, também precisa se desenvolver”, defendeu.
Carlos Moraes classificou de “maravilhosa” a receptividade da concessionária fluminense. “É tudo de bom que vai acontecer. As obras de infraestrutura do gás natural geram igualmente empregos e arrecadação de impostos para o município”, salientou, frisando que, com a chegada do gás haverá um atrativo a mais para as empresas se instalarem no município.
“Vai ajudar também a reduzir o custo de vida das pessoas e diminuir a onda de crimes, das milícias, que cobram preços exorbitantes do gás de cozinha à população. Ou seja, é tudo aquilo que a gente queria. Fico, portanto, muito feliz, muito satisfeito, com mais essa vitória que estamos alcançando”, disse o prefeito.
O encontro contou ainda com presença dos secretários Luiz Barcelos, de Desenvolvimento Econômico; Kerly Gustavo Bezerra, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de Marco Aurélio da Silva, que representou o secretário de Urbanismo e Habitação, Vinícius Araújo.

error: Conteúdo protegido !!