O governo de Mesquita, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará no dia 29 de setembro a sua IV Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial. O tema desta edição é “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos” e evento, organizado pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Mesquita, acontecerá no Centro Cultural Mister Watkins, na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro da cidade, a partir das 8h.
Para este ano, os quatro eixos definidos são “Do reconhecimento dos afrodescendentes”, sobre direito à igualdade de oportunidades e à não discriminação, educação em igualdade e conscientização, participação e inclusão; “Da garantia de justiça aos afrodescendentes”, que abordará acesso à justiça, prevenção e punição de todas as violações de direitos humanos que afetem a população afrodescendente e sistema prisional; “Do desenvolvimento dos afrodescendentes”, que tratará do direito ao desenvolvimento e medidas contra a pobreza, da educação, do empreendedorismo, emprego e renda, da saúde e moradia; e “Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes”, sobre gênero, o que incluirá os direitos sexuais e reprodutivos e a violência obstétrica, além de religiões tradicionais de matriz africana e população LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.
“Esse é um momento importantíssimo para toda a população mesquitenses. A Conferência Municipal de Igualdade Racial é uma oportunidade que temos de juntarmos o governo e a sociedade civil para direcionarmos nossas ações e entendermos, a partir da participação da população, quais são as maiores necessidades do nosso município nessas questões. Já tivemos nossa Conferência Municipal de Assistência Social, em julho, que foi bem proveitosa. Certamente essa também será”, avalia Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.