Flu estuda deixar Brasileirão em segundo plano

Com a volta da Sul-Americana apenas em outubro, Abel Braga terá tempo para traçar um planejamento
Nelson Pérez/AFP

O Fluminense, apesar da derrota por 2 a 1 para a LDU, em Quito, se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana, já que venceu no Rio de Janeiro por 1 a 0 e levou a melhor graças ao gol qualificado como visitante. O choro do presidente Pedro Abad no vestiário, a reação dos atletas após o apito final e a emoção do técnico Abel Braga tornaram o duelo um dos mais especiais. Isso porque os equatorianos estavam “engasgados” após terem vencido as finais da Copa Libertadores de 2008 e da própria Sul-Americana de 2009.
Diante de todo esse clima e da possibilidade de conquistar um título relevante em 2017, o Fluminense planeja priorizar o torneio continental nesta reta final de temporada. Serão dois clássicos contra o Flamengo nas quartas de final, e pode enfim conquistar um título internacional.

Atacante exaltou grupo Tricolor pela merecida classificação na Sul-Americana: “o grupo todo foi heroico”
Nelson Perez / Divulgação

O assunto está sendo discutido pela diretoria e pela comissão técnica desde o apito final do jogo no Equador. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor está com 31 pontos, na 11ª colocação. A distância para o G6, a zona de classificação para a Copa Libertadores, é de seis pontos. A possibilidade de o G6 virar G9, dependendo dos campeões da Copa do Brasil, da Copa Libertadores e da própria Sul-Americana, facilitaria um pouco. No entanto, o fator que mais gera indecisão em deixar o Brasileirão em segundo plano é a distância para a zona de rebaixamento, de apenas quatro pontos.
Como a Sul-Americana só volta a ser disputada em outubro, Abel Braga vai ter tempo para pensar no que fazer. Mas, por conta do desgaste, pode preservar alguns titulares no duelo de domingo, às 16h, diante do Palmeiras, no Maracanã, pela 25ª rodada do campeonato nacional.
“O Fluminense sabe que precisa de um resultado positivo em casa e por isso mesmo temos que nos impor diante do Palmeiras. Não podemos começar a perder pontos no Rio de Janeiro, pois se nos aproximarmos da parte de baixo a situação pode se complicar”, disse o goleiro Júlio César.
A delegação do Fluminense retornou ao Rio de Janeiro somente ontem, com presença da torcida e muita festa. Neste sábado, um treino definirá a escalação e depois começará o período de concentração.

Gol da classificação é o mais
importante da carreira, diz Pedro

 

Uma classificação merecida. Assim Pedro definiu a noite do Fluminense na quinta-feira (21). O jovem atacante, cria da base de Xerém, foi o autor do gol contra a LDU na derrota por 2 a 1. “Felicidade imensa, o grupo todo foi heroico e fez por merecer. Estou muito feliz pelo resultado e acho que tem muita coisa boa por fazer ainda nesse ano. A classificação foi difícil, mas tivemos atitude”, comentou Pedro, que destacou o gol como o mais importante da carreira.
“Sem dúvida, foi o gol mais importante que já fiz. Estava precisando desse gol, não vinha tendo bons jogos, mas sempre dei o meu melhor, treinando forte no dia a dia. Nossa torcida merece, o clube merece tudo o que conquistamos nesse jogo. Fiquei a viagem inteira de volta comemorando”, disse Pedro.
Moleque de Xerém, o atacante de 20 anos comemorou a oportunidade de substituir Henrique Dourado no setor ofensivo do Flu e espera novas oportunidades no time de Abel Braga. “Os jogadores mais experientes sempre dão conselhos para a gente de Xerém e essa safra é muito boa. Respeito todos os meus companheiros e o professor Abel sabe o que faz”, explicou.
Sobre o clássico com o Flamengo pelas quartas de final, Pedro projeta um confronto bem jogado. “Acho que clássico é complicado, ainda mais de decisão, vale vaga para a semifinal da Sul-Americana. São dois jogos e temos que jogar com muita inteligência, será um bom duelo”, concluiu.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!