
Na manhã de segunda-feira (25), vereadoras de quatro municípios da Baixada Fluminense estiveram reunidas para consolidar a união parlamentar e traçar estratégias e formulação de uma agenda de trabalho.
O encontro foi marcado na Câmara Municipal de Belford Roxo, onde o número de vereadoras é o maior de toda a região (cinco eleitas). Das 206 cadeiras do Legislativo na Baixada, 189 são ocupadas por homens e 17 por mulheres. Isso não corresponde nem a 10% do total de parlamentares.
Segundo a vereadora Renata da Telemensagem, de Nova Iguaçu, essa é uma discrepância que precisa ser modificada, para que mais mulheres sejam empoderadas e cumpram seu papel de agente transformador.
A mesquitense, Cris Gêmeas, acha fundamental fortalecer os vínculos e propor ações efetivas que melhorem a vida das mulheres nos 13 municípios da Baixada.
A anfitriã, Kênia Santos, afirmou que a iniciativa da Frente Parlamentar é inovadora e agrega bastante responsabilidade. Além dos partidos, essa é uma causa muito mais abrangente e que diz respeito a lutar por políticas públicas voltadas para todas as áreas como saúde, educação e acesso à cultura.
Estiveram presentes também Enira Ranuzia (Belford Roxo) e as duquecaxienses, Leide e Juliana.