Chefe dissidente das Farc morre em operação militar

Um chefe dos dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conhecido como Euclides, morreu em uma operação militar realizada na selva no estado de Guaviare, no Sudeste da Colômbia, informou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. As informações são da EFE.
“As Forças Armadas mataram Euclides, dissidente das FARC, em Guaviare”, escreveu o chefe de Estado, em sua conta no Twitter, acrescentando que a “mensagem é clara: se entreguem. Caso contrário serão presos ou mortos”.
Por sua vez, o Ministério da Defesa também usou a conta no Twitter para dizer que Euclides Mora esteve nas fileiras das Farc durante 32 anos e que desde o ano de 2005 “era dos principais líderes da organização”.
Acrescentou ainda que o guerrilheiro morto foi chefe das frentes 39, 52, 54 e 62 e que desde o ano passado era “líder de Crime Residual (dissidentes)”.
Euclides era responsável por cerca de 25 homens e estava encarregado de recrutar menores e responsável também pelo tráfego de cocaína em Guaviare.
Em dezembro do ano passado, o Estado-Maior das Farc afastou da organização Gentil Duarte, Euclides Mora, John Cuarenta, Giovanny Chuspas e Julián Chollo.
Segundo as Farc, eles foram afastados por discordarem das linhas político-militares traçadas pelo então grupo guerrilheiro, que assinou um acordo de paz com o governo colombiano, em novembro do ano passado, encerrando 52 anos de conflito.
No entanto, alguns guerrilheiros se opuseram ao acordo e outros foram expulsos do grupo armado por não assumirem as diretrizes da hierarquia das FARC.

 

Da EFE

error: Conteúdo protegido !!