COLUNA MARCUS LAURIA – 30/09

Mclaren 570GT faz homenagem ao modelo “Longtail” de 1997

A McLaren decidiu homenagear o histórico F1 XP GT de cognome ‘Longtail’ (“cauda longa”, numa tradução simples) com a produção de seis exclusivos 570GT da mesma cor do carro que ficou famoso em 1997.
Criado a partir do McLaren F1, que em 1995 venceu as 24 Horas de Le Mans, as corridas GT obrigaram ao crescimento da “cauda” no F1 XP GT que abraçou as disputas com as marcas concorrentes dentro das regras de homologação da FIA.
Sobre a aerodinâmica, o visual ficou mais chamativo com a cor verde patenteada pela marca britânica e designada como “XP Green”. É essa mesma cor que o McLaren Special Operations (MSO) utilizou agora nos seis exclusivos 570GT da sua coleção que vai disponibilizar para o Reino Unido, Alemanha e Holanda.
A exclusiva homenagem 20 anos depois passa da cor externa para um interior luxuoso e cujo requinte é marcado pelo couro com detalhes em verdes.
Esta edição do MSO difere do 570 Coupé nas linhas da traseira que inclui não só um vidro lateral que desce com um aumento da capacidade de mala em 220 litros. Mas o motor mantém-se: é o 3.8 litros V8 biturbo da McLaren com os 570 cv de potência que lhe dão o nome.
O Mclaren 570 Coupé custa na ordem dos 190 mil euros sem qualquer extra. A assinatura da MSO na placa de um destes seis 570GT aumenta o preço do carro em cerca de 23 mil euros.

 

Vin Diesel estreia em anúncio do novo Dodge Demon

A Dodge escolheu novamente o ator Vin Diesel para ser “a cara” do novo Challenger Demon num anúncio chamado “Vencer é vencer”. É a quarta vez que o conhecido ator dos filmes de carros “Velocidade e Furiosos” aparece em publicidades dos modelos da marca. Já fez o Challenger, o Charger e o Durango STR.
Desta vez, no vídeo de 30 segundos, o ator vem mostrar que o objetivo é só um: ser o primeiro a chegar. Vin Diesel diz que “não importa se foram 10 centímetros ou 10 quilómetros” porque “vencer é vencer”.
No vídeo é simulada uma pista de corridas, onde o novo Dodge Demon compete com os também da marca Charger e Challenger. Este trabalho publicitário termina com o ator a atravessar a linha da meta com o som do motor ao fundo e uma tela com as palavras “Doméstico. Não domesticado”.
Este carro é agressivo, com 852 cavalos e proporções únicas. O motor tem uma capacidade de chegar aos 96 Km/h em apenas 2,3 segundos, fazendo deste um dos carros mais rápidos do mercado, à altura das habilidades de Vin Diesel.

 

Mitsubishi anuncia SUV coupé elétrico

A Mitsubishi revelou uma primeira imagem do concept de um SUV coupé elétrico que irá apresentar no Salão de Tóquio sob a designação e-Evolution.
Com este modelo, a marca japonesa pretende mercar o início de uma nova era (depois da associação à Renault e à Nissan) para um desenvolvimento sustentável.
O e-Evolution Concept anteipa um SUV coupé de propulsão elétrica com tração integral mundo de inteligência artificial. A sua revelação em pleno ficou marcara para o Salão de Tóquio, que começa (para o público) a 27 de outubro.

 

Toyota confirma Yaris para 2018 e investe R$ 1,6 bi em SP

A Toyota do Brasil realizou dia 25 de setembro, cerimônia em sua planta de Porto Feliz que marca o anúncio de dois grandes investimentos da empresa no País: R$ 600 milhões para a ampliação da unidade de motores de Porto Feliz, já anunciados no fim do ano passado, e R$ 1 bilhão para a fábrica de Sorocaba, onde atualmente são produzidas as versões hatchback e sedã do compacto Etios.
Os valores se referem à preparação da planta de Sorocaba para início da produção do mais novo carro da Toyota para o mercado brasileiro, o Yaris, com início de vendas no segundo semestre de 2018 e à ampliação do complexo de Porto Feliz para a fabricação de propulsores para automóveis da marca produzidos no País a partir do segundo semestre de 2019.
Por meio desses dois investimentos, mais uma vez a Toyota reforça seu compromisso de contribuir com a sociedade brasileira e sua economia.
“Projetos estimulantes como este só podem acontecer quando todos trabalham juntos, dividindo o mesmo sonho. É por isso que eu gostaria de agradecer ao governo, sindicatos, aos nossos colaboradores, fornecedores, concessionários e, finalmente, aos nossos clientes. A confiança depositada em nós, sua parceria e comprometimento contribuíram para que este investimento do novo Yaris se tornasse realidade. Juntos, estamos crescendo de forma sustentável, aumentando nosso portfólio, visando a um futuro brilhante do Brasil”, afirma Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina.
Inaugurada em maio de 2016, a planta de Porto Feliz produz os motores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, que equipam o compacto Etios, comercializado no Brasil e em diversos países da América Latina, em um terreno de 872.500 m2. Gerando cerca de 320 empregos diretos e indiretos, com a ampliação e início de produção dos novos motores, cerca de 200 oportunidades de trabalho serão geradas no complexo.

 

VW lança novo Polo produzido no Brasil e parte de R$ 50 mil

Construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o novo Polo representa um novo conceito de automóvel que chega para ocupar o segmento de compactos premium da marca, com espaço, tecnologia, desempenho e conforto anteriormente disponíveis apenas em veículos superiores. O modelo está sendo lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha.
A Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos produtos e na modernização da Fábrica Anchieta. Parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil, até 2020, de R$ 7 bilhões, o aporte de R$ 2,6 bilhões contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças, qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no Brasil. O investimento na Fábrica Anchieta inclui a produção do Virtus, sedã programado para o primeiro trimestre de 2018, também desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB.
O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.
São 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Com a maior distância entre-eixos foi possível o deslocamento das rodas mais para as extremidades e, consequentemente, encurtar os balanços, o que dá ao carro uma imagem muito mais esportiva. São 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.
O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Os discos têm 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras. Todas as versões do Novo Polo são equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS (um dos mais modernos disponíveis) e outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), que distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.
As versões Comfortline e Highline do Novo Polo estão disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI, que é combinado à transmissão automática de 6 marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor 200 TSI é da família EA211 – que também se caracteriza pela modularidade. Total Flex, esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm.
O motor 1.6 MSI que compõe a oferta do Novo Polo (sempre combinada ao câmbio manual de 5 marchas) é também da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
O terceiro motor da família EA211 oferecido para o Novo Polo é o conhecido e premiado 1.0 MPI de três cilindros. Também combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve. A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm.
O Novo Polo sai de fábrica com extensa lista de equipamentos de série – os itens atendem as expectativas dos clientes, conforme resultados de clínicas. Todas as versões trazem direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.
Também estão incluídos de série computador de bordo, para-sóis iluminados para motorista e passageiro, tomada de 12V no console central, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento, regulagem de altura para o banco do motorista, entre outros.
São sete as opções de cores para o Novo Polo: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas).

Confira abaixo versões e preços.

Polo 1.0 MPI – R$ 49.990
Polo 1.6 MSI – R$ 54.990
Polo 1.0 200 TSI Comfortline – R$ 65.190
Polo 1.0 200 TSI Highline – R$ 69.190

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