Cidadania em Ação leva assistência social ao bairro Vilar Novo

Daniela levou as Gêmeas Laura e Lorena e se inscreveu no Bolsa Família
Rafael Barreto/PMBR

Mais de 500 pessoas moradoras do  Morro do Amor, no bairro Vilar Novo, em Belford Roxo, foram atendidas na sexta-feira (29) no Programa Cidadania em Ação, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e a Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) . O evento aconteceu das 9h às 13h. Quem passou por lá pôde dispor de vários serviços gratuitos e ainda se vacinar contra febre amarela e influenza.
Entre os serviços disponíveis a segunda via para carteira de identidade e CPF, isenções  para  antena digital, certidões de casamento (segunda via), casamento civil, nascimento e óbito, passe interestadual, vale social   cadastro no Bolsa Família, Cadastro Único, cartão do SUS. “A maior procura é para o cadastro do Programa  Bolsa Família e para isenções de segunda via de documentos”, disse a secretária executiva, Rosana Moura.
O trabalho de assistência social já é constante em todo município através do Projeto Novo Tempo em Ação, que é realizado uma vez por mês nos bairros da periferia da cidade, beneficiando mais de 40 mil pessoas de baixa  renda. Segundo a secretária e primeira-dama, Daniela Carneiro, o projeto Cidadania em Ação é uma versão reduzida do Novo Tempo em Ação para atender demandas menores.
Desempregado, Maicon da Silva, 23 anos, não tinha condições financeiras de tirar a segunda via de documentos que havia perdido. “Soube do trabalho da Prefeitura e não perdi tempo. De uma maneira rápida e sem gastar nada consegui tirar minha identidade e meu CPF”, comentou. Com as gêmeas Laura e Lorena de quatro meses nos braços, a dona de casa, Daniele Martins dos Santos Mayer, aproveitou a gratuidade nos serviços e foi garantir a sua antena digital. “Também aproveitei e me inscrevi no Bolsa Família”, disse ela que tem mais um casal de filhos menores.
A ação agradou os membros da igreja que é conduzida pelo pastor Marcelo José Macena de Melo. “O evento foi perfeito. Recebíamos muitos pedidos de ajuda”, destacou o diácono Alessandro da Silva Assunção. “Nossa população é muito carente e com esta oportunidade pode ser atendida”, afirmou a missionária Alcione Correa Ribeiro.”É um momento único, pois o bairro nunca tinha recebido uma ação como esta. Aliás, ação social no município é uma coisa nova que não existia antes”, salientou o pastor Ismael Costa.

error: Conteúdo protegido !!