Visão Geral – 03/10

Bola Cheia

A coluna aproveitou a calmaria reinante na tarde de ontem para ouvir leitores e eleitores nas proximidades da Universidade Iguaçu (Unig), acerca do Governo Rogério Lisboa. Um dos pontos positivos, segundo a maioria, é a regularização dos salários do funcionalismo. #QuemTrabalhaPrecisaReceber

 

Bola Murcha

O tiro no pé de Rogério, Ferreirinha do PT & Cia, não poderia ser outra coisa: a Operação Lisboa Reboque. O povo anda com medo, conforme palavras do estudante de Direito, Malcon R., à coluna: “Estou com meu carro em ordem documental, faltando a vistoria. Se me pegarem vão levar o veículo para o depósito e eu terei de gastar um dinheiro sem poder”. #MotoristasAssustadosComRL

 

Extra de Santa Eugênia na mira do consumidor

A coluna ‘Visão Geral’ vem recebendo diversas fotos de leitores que sempre registram irregularidades no Supermercado Extra, que fica no bairro Santa Eugênia, em Nova Iguaçu. Neste flagrante, diversos pães para cachorro quente estavam sendo vendidos nas prateleiras repletos de mofos, apesar de ainda estarem na validade. Aquelas pintinhas verdes são visíveis até de longe. Consumidores afirmam que no setor de pães a situação é rotineira. Os gerentes deveriam prestar um pouco mais de atenção. A pergunta que fica é: cadê a fiscalização?

 

Paracambi terá que
licitar transporte

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) considerou ilegal o contrato entre a prefeitura de Paracambi e a Viação Normandy, responsável pelo transporte público na cidade. Desta forma, o prefeito tem 120 dias para realizar nova licitação e anular o contrato vigente, sob pena de multa diária de mil Ufirs (R$ 3.199,90). Além disso, o atual gestor terá que enviar ao TCE a prestação de contas de execução contratual para se verificar “a existência ou não de dano ao erário decorrente de pagamentos à concessionária superiores ao custo do serviço concedido”, afirma o voto da conselheira Marianna Montebello Willeman, aprovado, na terça-feira (26/09), em sessão plenária.

 

Jairo e Tarcísio
Multados

O Tribunal ainda determinou multa para dois ex-prefeitos da cidade, Jairo dos Santos e Tarcísio Gonçalves Pessoa. Ambos terão que pagar 6 mil Ufirs (R$ 19.199,40) por terem realizado contratações ilegais, já que o processo decorre de uma concorrência pública de 2007 e seus termos aditivos.

 

TCE ficará de olho

Em seu voto, a conselheira relatora demonstrou preocupação quanto ao “interesse público envolvido”, já que a cidade é atendida por apenas uma empresa, conforme explicação enviada pela própria prefeitura. Desta forma, Marianna considerou “razoável prazo improrrogável de 120 (cento e vinte) dias a contar da data de ciência da decisão à Chefe do Poder Executivo local, ocasião a partir da qual julgo cabível a aplicação de multa diária em caso de não cumprimento das determinações”. Prefeita Lucimar do Dr. Flávio em apuros.

 

Lisboa recorre ao TRE

Ontem, a expectativa era grande no Palácio das Almas, sede do Governo de Nova Iguaçu. Tendo suas contas de campanha rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o prefeito Rogério Lisboa aguardava julgamento do recurso que impetrara na corte eleitoral. A campanha do rapaz teve lances cinematográficos, como o estouro de uma central de boatos pelo próprio TRE, mas ele driblou todo mundo e chegou ao trono maior do poder na Cidade. Até o fechamento desta edição não havia mais notícias sobre o julgamento do Recurso Eleitoral Nº 214-88.2016.6.19.0067.

 

Saneamento básico

Depois do primeiro e do segundo distritos de Duque de Caxias, moradores do 3º distrito vão discutir e apresentar nesta terça-feira (3), a partir das 9h, em Santa Cruz da Serra, sugestões para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSBDC). Das audiências e oficinas participam segmentos populares, empresarial, entidades profissionais e de organizações não governamentais (ONGs) que vem colaborando para que o documento fique pronto e seja aprovado até o final de novembro pela Câmara Municipal.

 

Participações na
elaboração

Participam da elaboração do PMSBDC as secretarias municipais de Urbanismo e Habitação, de Obras e de Meio Ambiente que contam com a ajuda de técnicos do consócio SERPEN/COBA, contratado pela prefeitura para esse trabalho. Na última sexta (29) foi realizada na Unigranrio mais uma audiência pública, desta vez com a participação da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, representada pelo seu diretor-executivo, Vicente Loureiro. Também participaram o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Carlos Mello, Daniele Reis, de Cultura e Turismo e o subsecretário municipal de Obras, Leandro Teixeira Guimarães, entre outras autoridades.

 

Para finalizar…

Durante os encontros são discutidas e apresentadas sugestões voltadas, principalmente, à falta de água potável e saneamento básico. E-mail planodesaneamento@duquedecaxias.rj.gov.br. Outras informações: 2776-0388, 2773-1815 e 2773-0086.

error: Conteúdo protegido !!