Queimados apresenta Pincel de Cores

Na exposição, Nelza Dantas traz um painel de 50X60 com o título Aquário, sua primeira tela pintada em acrílico

Pincel de Cores é o título da Exposição Coletiva de artes plásticas que vai colorir o Espaço Cultural Antônio Fraga situado no Saguão da Secretaria Municipal de Educação de Queimados. A mostra começa nesta terça (3) e vai até o início de novembro. Ao todo são sete artistas que vão apresentar suas obras incluindo a organizadora da mostra Neuza Dantas que pinta há mais de vinte anos. Neuza é formada em Técnico em Edificações e sua participação se fez no município de Queimados em 1999 quando realizou uma exposição individual em óleo sobre tela de sua autoria, apresentando no total de 22(vinte duas telas emolduradas). E foi o maior sucesso ela conclui, com a participação na abertura das secretárias ligadas a cultura e educação como da presença da primeira-dama na época, além de funcionários da prefeitura de Queimados entre outros.
Neuza há anos passou a organizar exposições coletivas. O motivo que fez produzir e organizar essa mostra é promover o intercâmbio, a união entre os artistas, informações, troca de conhecimentos e fazer o reconhecimento dos artistas, valorizando suas obras, tanto do artista amador, o autodidata, o profissional. Durante o período que Neuza ficou afastada,
muitos artistas que acompanham se desfizeram de suas obras e materiais, buscando outras alternativas e outros deixaram de pintar. Neuza conclui que autoridades ligadas a cultura, deveriam promover salões de artes plásticas, concursos e gincanas, para haver um maior incentivo entre as crianças, adolescentes e etc. a pintar.

Temas estão sempre ligados à natureza

Afastada dos pinceis e das tintas desde 2013, Neuza realizou uma mostra coletiva em 2015 no CDLNI (Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu), que também teve grande participação do público no período que esteve no local. A artista também participou de exposições coletivas na Baixada e no Rio, além de suas individuais. Neuza também foi homenageada várias vezes em vários locais pelo seu longo trabalho que realiza, principalmente na “Valorização da Arte”.
Suas pinturas e exposições são sempre ligadas à Natureza, tema que não pretende fugir, pois é nela que busca suas inspirações para seus trabalhos. Neuza pinta desde paisagem a abstratos, onde as cores estão sempre presentes em primeiro plano. Muitas vezes mostra traços simples e sutis.
E quem fez utilizar a tinta Acrílica, teve a influência da artista plástica Celeste Conceição que também fará parte dessa mostra. Celeste Conceição dá aulas de desenho, pintura, arte criativa para crianças e adolescentes no IESA(Instituto de Educação Santo Antônio), conhecido como Colégio das Irmãs situado no centro no município de Nova Iguaçu.
Fará parte também Luciana Couto que começou a pintar seguindo o estilo o estilo Acadêmico no ano de 1993, no ateliê de um renomado pintor de São João de Meriti/RJ, onde adotou o nome artístico Lu Couto. Após alguns anos ela se aperfeiçoou em outros cursos de artes, onde conheceu à técnica do estilo Impressionista e se profissionalizou como artista plástica.
Artistas que vão participar da mostra “PINCEL DE CORES”: Almira Corrêa, Celeste Conceição, Fátima do Rosário, Luciana Couto, Luís Dias, Neuza Dantas e Thiago Mendes.
No total, serão de quinze a vinte obras de vários estilos e expressões, cada qual com seu talento. Todos esses artistas são ligados a Educação, pois trabalham em colégios, grande parte são professores, menos Thiago Mendes que trabalha em outra profissão. Esses seis que irá participar da exposição ‘Pincel em Cores’ são alguns dos artistas que fazem parte e acompanham todas as coletivas organizadas e promovidas por Neuza.
A proposta dessa a mostra “Pincel de Cores” é levar ao público visitante trabalhos desses artistas que nunca exporão neste local. É uma oportunidade para eles expositores, quanto para o olhar do admirador de artes plásticas, frisa a organizadora.
O Espaço Cultural Antônio Fraga se localiza na Praça dos Eucaliptos como é conhecido e situa-se no Saguão da Secretaria Municipal de Educação de Queimados, que fica na Rua Hortência, 06 –centro. Tem realização e Promoção da Secretaria e Produção e Organização de Art’s Neuza.
No vernissage que acontece amanhã, 03 de outubro. a partir das 17h todos estão convidados, pois, a entrada é gratuita Visitas de segunda à sexta-feira das 09h às 17h até o próximo dia 3 de novembro.

error: Conteúdo protegido !!