Festividades de fim de ano movimentam a economia

Previsão é a abertura de 10 mil vagas temporárias no período
Divulgação/Governo do Estado

As festividades de fim de ano já estão movimentando a economia fluminense. É nesta época que as empresas começam a se mobilizar para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços. Pesquisa divulgada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) revela que cerca de 10 mil vagas temporárias devem ser abertas no período, somente por este segmento. Segundo levantamento da Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, em 2016, este movimento foi responsável por um aumento de 14% na arrecadação de ICMS no mês de dezembro, em comparação ao mês anterior.
As vagas temporárias de fim de ano têm um ciclo padrão. Uma primeira onda é criada pela indústria, a segunda pelo comércio e serviços, e a terceira pelo turismo, com oportunidades em hotéis, restaurantes, casas de show, entre outros. A maior parte dos trabalhadores temporários costuma ser efetivada após o período.
Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alberto Mofati, os festejos de fim de ano são uma oportunidade de fortalecimento da economia.
“A expectativa de aumento nas vendas se reflete na produção industrial e no comércio. É uma oportunidade de empreendimento que resulta na geração de emprego e renda em todo o estado”, disse Mofati.

Estudo

A pesquisa divulgada em agosto pelo Centro de Estudos do CDL-Rio aponta que dos 500 empresários entrevistados, 19% têm a intenção de efetivar os empregados temporários após o período de festas, contra 38% que não revelam essa intenção. Para os outros 43%, a efetivação depende das vendas e da recuperação da economia.
A pesquisa mostrou ainda que, das empresas entrevistadas, 36% pretendem contratar temporários para o fim de ano e o verão; 50% estão indecisos; 10% não contratarão e 4% pensam em pagar horas extras aos empregados efetivos, caso seja necessário.

error: Conteúdo protegido !!