Mesquita promove 1º Colóquio Inter-religioso

Promover um debate sobre intolerância religiosa, com a participação de representantes de diversas religiões. Este é um dos objetivos do encontro 1º Colóquio Inter-religioso que será promovido hoje em Mesquita. O encontro acontecerá a partir das 14h na Sala Popular de Cinema Zelito Viana, na sede da prefeitura. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com as coordenadorias de Juventude e de Assuntos Religiosos.
No encontro está previsto a participação de líderes de diversas religiões, como Cristianismo, Umbanda, Taoismo, Islamismo, Hinduismo, Judaismo, entre outras. “A única forma de diminuir o preconceito em todas as suas estancias é realmente a conversa, a discussão e a informação.  Mesquita tem abordado insistentemente diversos diálogos de esclarecimentos com a população, visando melhorar a vida de seus munícipes e a promoção da igualdade”, destacou a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma.
“Os colóquios inter-religiosos são promovidos há quatro anos pela professora Cláudia Ribeiro. Eles acontecem em escolas públicas e universidades, e agora será promovido pela primeira vez em uma prefeitura. O Brasil possui uma diversidade de religiões e precisamos despertar o conhecimento e o respeito”, explica o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Claudio Macalé.
Idealizadora do Colóquio Inter-Religioso, a professora Claudia Andrade Torres Ribeiro explica o objetivo dos encontros. “Meu marido, que também é professor de ensino religioso, promoveu um seminário na escola estadual onde ele dá aula. Depois eu comecei também em minha escola e mudei o nome para colóquio, pois acredito no diálogo. Colocamos um representante de cada liderança religiosa, ou não, pois temos um ateu no grupo, para conversar com os alunos. Eles falam de suas experiências religiosas, no que creem, a base de suas crenças, e depois os alunos fazem perguntas. Isto começou há quatro anos e depois levamos para a FEUDUC, onde sou professora de pós graduação. Promovemos o diálogo onde cada um tem o direito de professar a sua fé. Creio que só vamos acabar com a intolerância religiosa a partir do momento que possamos conhecer as demais religiões”, explica Claudia Ribeiro, que é graduada em Ciências Religiosas, pós graduada em Ensino Religioso e Mestra em Educação.

error: Conteúdo protegido !!