WR-V: algum estilo próprio e um pouco de Honda Fit

Fotos: Marcus Lauria

Quando a Honda apresentou o WR-V no Salão do Automóvel de SP em 2016, muita gente torceu o nariz para o carro. Na ocasião, o carro parecia apenas um Fit anabolizado, com alguns detalhes visuais diferenciados aqui e ali, além de uma clara inspiração no crossover HR-V. A ideia era lançar o WR-V como uma opção mais em conta para quem quer um HR-V, mas pode se contentar com algo menor. E, na prática, ele faz isso muito bem.Quando a Honda apresentou o WR-V no Salão do Automóvel de SP em 2016, muita gente torceu o nariz para o carro. Na ocasião, o carro parecia apenas um Fit anabolizado, com alguns detalhes visuais diferenciados aqui e ali, além de uma clara inspiração no crossover HR-V. A ideia era lançar o WR-V como uma opção mais em conta para quem quer um HR-V, mas pode se contentar com algo menor. E, na prática, ele faz isso muito bem.Visualmente o WR-V não é um daqueles carros que apaixona à primeira vista, mas suas linhas são mais agradáveis ao vivo do que em fotos. Na prática ele continua sendo um Fit, e isso fica bem evidente pelo formato da carroceria e pelas portas que são iguais, mas na dianteira o carro tem estilo próprio, com direito a faróis com DRL, item não presente no Fit. Na traseira, as lanternas mudaram de desenho, e invadem a tampa do porta-malas, que ganhou nova posição para o suporte da placa, deixando o conjunto menos harmonioso do que no Fit. Parachoques são novos em ambas as extremidades, e o carro conta com aplique de plástico nos para-lamas e nas saias laterais.Do lado de dentro, a única mudança está nos bancos de tecido que contam com detalhes em vermelho, fora isso é exatamente igual ao Fit. E isso é um bom sinal, afinal há um amplo espaço interno para cinco ocupantes de qualquer estatura, o porta-malas leva bons 363 litros e, além disso, há um sistema de modularidade do banco traseiro que permite acomodar carga de tamanhos variados com as regulagens dos bancos.

Bem equipado

Fotos: Marcus Lauria

O carro é bem equipado, inclusive com uma nova central multimídia que reage a gestos manuais para realizar algumas funções. Pelo preço cobrado de R$ 84.300, o carro merecia contar com bancos em couro, ar-condicionado digital e principalmente controles de tração e estabilidade. Em compensação, o carro conta com airbags laterais e de cortina em adição às bolsas frontais.Sua posição de dirigir é muito agradável, os comandos ficam em boa posição, os retrovisores externos são enormes e a visibilidade é ótima para todos os lados. É fácil se sentir bem ao volante do WR-V. A direção elétrica é bem leve e torna a tarefa de manobrar o carro bem simples, com auxílio do bom diâmetro de giro de 10,6 m. Sensores de estacionamento seriam bem úteis, embora a câmera de ré seja suficiente para evitar ferir o para-choque.Debaixo do capô o carro conta com motor 1.5 16V aspirado, que rende 115/116 cv @ 6.000 rpm de potência e 15,2/15,3 kgfm @ 4.800 rpm de torque (G/A), e é vinculado a uma transmissão CVT que não conta com opção de simular trocas de marcha sequenciais, como no City, Civic e HR-V. De qualquer forma, o desempenho do carro é muito bom, como mostra o 0-100 km/h realizado em 10 segundos nos nossos testes. Já o consumo de gasolina ficou em 10,2 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, sempre com ar-condicionado ligado.

Direção harmônica

Fotos: Marcus Lauria

Em movimento, nota-se que a suspensão elevada ganhou também nova calibragem, e o carro é bem mais dócil do que o Fit em asfalto ruim, especialmente quando carregado. O câmbio CVT é bem suave nas trocas e ajuda o carro a ter boa desenvoltura em acelerações e retomadas. O WR-V conta com bom isolamento acústico e é um ótimo parceiro para o trânsito urbano mais intenso, especialmente com os bancos confortáveis que não maltratam o motorista após longas jornadas.Na estrada, a estabilidade do WR-V mostra-se excelente, tão boa quanto a do Fit e na média dos outros aventureiros urbanos e crossovers. Seus freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, e cumprem bem o papel de segurar os 1.130 kg do carro. O desempenho do carro agrada, e ultrapassagens são feitas sem muita dificuldade, graças à reação rápida do câmbio ao kickdown. A contrapartida é que o ruído do motor em altas rotações invade a cabine sem dó, e isso pode ser um pouco cansativo em viagens com ritmo mais intenso.No geral, temos no WR-V uma boa opção de aventureiro, e por ser mais barato e menos chamativo que o HR-V, pode ser uma compra interessante para quem procura um carro mais alto e não abre mão de espaço interno e conforto. Devido ao baixo peso, não deve quase nada em desempenho para o irmão maior, e faz bem perante a concorrência. De qualquer forma, pagar praticamente R$ 85.000 por um Fit acaba sendo um pouco ofensivo, mesmo se tratando de um carro tão bom.

*Ficha técnica:
Motor/PerformanceMotorização: 1.5Alimentação Injeção multi pontoCombustível Álcool GasolinaPotência (cv) 116.0 115.0Cilindrada (cm3) 1.497 Torque (Kgf.m) 15,3 15,2
DimensõesAltura (mm) 1599Largura (mm) 1734Comprimento (mm) 4000Entre-eixos (mm) 2555Peso (kg) 1123Tanque (L) 45.0Porta-malas (L) 363Ocupantes 5
MecânicaCâmbio CVTTração DianteiraDireção ElétricaSuspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
*Dados do fabricante

 

Por Marcelo Silva

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