Visão Geral – 09/07

Bola Cheia

A partir da escola, é possível conscientizar gerações, sobre os caminhos a seguir. Em Queimados, quase 800 alunos da rede municipal de ensino, (10 a 12 anos), disseram não às drogas com seus certificados em mãos durante a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ontem, no Ginásio Metodista. Bela notícia!

Bola Murcha

Uma senhora francesa resolveu conhecer o Rio de Janeiro, através do genro iguaçuano. Após descansar da viagem e se adaptar parcialmente ao fuso horário e ao clima tropical, foi levada pelo rapaz, que visitava parentes, a um passeio pelo Jardim Pernambuco. Na ponte sobre o poluidíssimo Rio Botas, não se conteve em francês: “Nossa, que horror! Isso é o que vocês chamam de Rio?”. Triste.

 

Lixo hospitalar vazado em
muro de cemitério

150708 H41A equipe do site ‘CaxiasNET’ flagrou atrás do Cemitério do Corte Oito, em Duque de Caxias, expostos na rua, caixas de remédios, seringas e outros materiais de uso hospitalar. “Um perigo para a saúde pública. Crianças poderiam se contaminar com essas seringas, que não sabemos a procedência”, contou Alexandre Mangueira, um dos que registraram o achado perigoso. As fotos foram postadas no facebook e logo se percebia a reação dos internautas da cidade administrada pelo prefeito Alexandre Cardoso, recém-filiado ao PSD. “Não vejo motivo para este descarte de medicamentos atrás de um cemitério”, disse uma senhora. “Próximo da minha residência, esse local aí é brabo mesmo. Era preciso que se instalassem câmeras para flagrar os autores dessa sujeirada toda! Já cansei de ver animais mortos, móveis velhos, lixo por todo canto, enfim, muita sujeira mesmo!”, acrescentou outra moradora do local.

 

Reforma política

Líderes partidários fizeram um acordo para votar nesta quarta-feira (9), no plenário da Câmara, o substitutivo do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao texto infraconstitucional da Reforma Política. Diante da possibilidade do projeto ser retirado de pauta, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cedeu à pressão dos partidos para não iniciar a votação ontem. Os parlamentares alegaram que o primeiro texto foi recebido só ontem à noite e que não houve tempo suficiente para analisar as propostas e apresentar as emendas.

 

Ferj e a MP do futebol

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro vai promover um ciclo de debates sobre “avanços e retrocessos” da Medida Provisória 671, conhecida como MP do Futebol, aprovada pela Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (7).
A iniciativa foi anunciada ontem pelo presidente da entidade, Rubens Lopes da Costa Filho, e os debates envolverão os aspectos jurídicos e administrativos da MP. A data do debate deverá ser marcada na próxima semana, informou a assessoria de imprensa da federação.

 

Gaúchos na expectativa

O Departamento Jurídico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já está analisando a MP. Segundo o primeiro vice-presidente da entidade, Luciano Hocsman, a decisão é aguardar a votação pelo Senado, onde a MP terá que ser aprovada até o próximo dia 17 para não perder a validade, “para ver a situação definitiva dela”.
Hocsman informou que, mesmo não vendo qualquer tipo de problema em relação à MP e já estar promovendo adequações no estatuto com relação às contrapartidas exigidas pelo governo, a federação “entende que algumas contrapartidas seriam inconstitucionais”.

 

Estrangeiros da Flip Baixada Fluminense

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que terminou no domingo (5), e a Festa Literária Internacional das Periferias (Flupp), que ocorrerá em novembro no Morro da Babilônia, no Leme, na zona sul do Rio, inspiraram a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, a promover um evento chamado Encontro das Festas Literárias Flip e Flupp com objetivo de envolver jovens da região na discussão de temais culturais. Ontem, a Flip e Flupp reuniu no Teatro Raul Cortez, em Caxias, vários escritores estrangeiros que estiveram em Paraty, cidade do litoral sul do Rio. O cubano Leonardo Padura e a portuguesa Alexandra Lucas Coelho debateram o tema Quando Olho para o Outro Descubro Mais Sobre Mim. O queniano Ngugi wa Thiong’o e a israelense Ayelet Waldman participaram de mesa Tão Distante e Tão Perto.

 

‘Odebrecht nas sombras’

O juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, disse que ‘a Odebrecht utiliza-se, para a prática dos crimes, de empresas e contas de fachada, movendo-se no mundo das sombras’. Em petição ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em que presta informações em habeas corpus impetrado pela defesa do empresário Marcelo Odebrecht, o juiz pontua os motivos que o levaram a decretar a prisão preventiva do presidente da maior empreiteira do País.

‘Odebrecht nas sombras’ (2)

Moro assinala que não reputa ‘O mero afastamento de Marcelo Bahia Odebrecht do cargo medida suficiente para prevenir os riscos que a preventiva busca evitar, pois ele é também acionista e, mesmo para aqueles que não são, é na prática impossível, mesmo com o afastamento formal, controlar a aplicação prática da medida, máxime quando há prova, em cognição sumária, de que a Odebrecht utiliza-se, para a prática dos crimes, de empresas e contas de fachada, movendo-se no mundo das sombras’. Odebrecht foi preso preventivamente no dia 19 de junho pela Erga Omnes, 14.ª etapa da Operação Lava Jato. A força-tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal suspeita que o empresário está envolvido em crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, cartel e organização criminosa.

Frase

“É preciso que o governo pare de atacar a sua própria base” (Senador Lindberg Farias, do PT carioca)

error: Conteúdo protegido !!