ONU ajuda a melhorar os negócios e superar desafios em Nova Iguaçu

Donos de comércio e de indústrias festejaram a boa notícia durante encontro, esta semana, com o prefeito Carlos Moraes
Anderson PQD/PMJ

O empresário que pretende potencializar os serviços e a gestão de sua empresa ou o empreendedor que sonha em iniciar o seu próprio negócio com gerenciamento competitivo no mercado, tem agora a oportunidade de participar do Empretec. Trata-se de um curso, aplicado pelo Sebrae, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que treina os participantes durante seis dias, impondo a eles dez modalidades que transformam para melhor os negócios e a vida do empreendedor.
De acordo com o coordenador do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Baixada Fluminense, Décio Lima, só a instituição tem autorização da ONU para aplicar essa modalidade de curso no Brasil. Ele conta que o Empretec – O Caminho do Sucesso, consiste em um seminário que não trabalha em cima de comercialização de produtos, mas do comportamento do gestor empresarial, do dirigente da empresa.
Inicialmente, acontece uma palestra ministrada aos empresários e empreendedores que estão inscritos no curso. Nela, se explica o que é o Empretec e em seguida o participante se submete a uma entrevista seletiva, através da qual se avalia o comportamento da pessoa inscrita, para saber se ela tem condições de participar dos seis dias de seminário. “Se for detectado problemas de ordem emocional, por exemplo, a pessoa não poderá fazer parte do Seminário”, avisa Décio, que já acumula 36 anos de experiência na direção do Sebrae.
Detectando falhas para progredir
O Empretec é bastante puxado, rigoroso e muito exigente, de modo que o participante que chega ao seu final recebe avaliação de “excelente“ ou “ótimo”. Pois no decorrer do Seminário, explica Décio, se detecta onde estão as deficiências da gestão da empresa, como também as falhas do gestor no trato dos negócios empresariais. “O que pode e deveria ser feito hoje, ele deixou para o dia seguinte”, exemplifica Décio. “O gestor fica sabendo, durante o curso, quais as consequências do seu comportamento sobre seus negócios. É por isso que o Seminário trabalha 10 comportamentos”, completa o coordenador, que anuncia a inscrição de uma nova turma ainda para este ano, cujas informações sobre o assunto podem ser adquiridas através do telefone (21) 2667-3955.

Os dez comportamentos

O Empretec trabalha dez características empreendedoras durante os seis dias de Seminário, seguido as modalidades sugeridas pela ONU.
1 – Busca de oportunidade e iniciativa: age com proatividade, antecipando-se às situações, busca possibilidade de expandir o negócio e aproveita oportunidades incomuns para progredir.
2 – Persistência: Não desiste diante dos obstáculos, reavalia os planos, insiste ou muda para superar desafios e esforça além do comum para atingir os objetivos.
3 – Comprometimento: Traz para si a responsabilidade sobre sucesso e fracasso, atua em conjunto com a equipe para atingir os resultados e coloca o relacionamento com clientes acima das necessidades de curto prazo.
4 – Exigência de qualidade e eficiência: melhora continuamente os negócios e produtos, satisfaz e excede a expectativa dos clientes e cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
5 – Corre riscos calculados: procura e avalia alternativas para decidir, busca a redução de chances de erro e aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
6 – Estabelecimento de Metas: persegue objetivos desafiantes, adquire clara visão de longo prazo e cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado.
7 – Busca de informações: envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado, investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços e busca orientação de especialistas para decidir.
8 – Planejamento e monitoramento sistemático: enfrenta grandes desafios, agindo por etapas, adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis e acompanha indicadores financeiros e considera-os para decidir.
9 – Persuasão e rede de contatos: cria estratégias para conseguir apoio a seus projetos, obtém apoio de pessoas-chave para isso e desenvolve redes de contato e constrói bons relacionamentos comerciais.
10 – Independência e autoconfiança: confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros, é otimista e determinado, mesmo diante da oposição e transmite confiança na sua própria capacidade.
Seminário de moda – O Sebrae promove nos dias 9 e 10 de outubro, na rua Dr. Mário Guimarães, 520, no centro de Nova Iguaçu, a 2ª edição do seminário “Tendências e Inovação – Moda Beleza”. O evento é voltado para os empreendedores da moda, que sonham em potencializar seus negócios usando as mídias sociais.

por Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!