Mais pacientes atendidos em Mesquita

O número de pacientes atendidos na Policlínica Celestina José Ricardo Rosa é maior que em 2016
Paulo Tauil/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita registrou um grande aumento no número de atendimentos na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa. Em levantamento realizado de maio a setembro deste ano os atendimentos quase que duplicaram em alguns meses, em relação a 2016.
Somente em agosto foram 5.242 procedimentos, entre consultas médicas especializadas, exames, curativos e demais tratamentos. O número é mais do que o dobro de atendimentos feitos em agosto de 2016, que foram 2.404. De maio a agosto de 2017 foram 21.657 procedimentos. Já em 2016 foram 21.558 atendimentos no mesmo período. Em setembro deste ano foram 5.885 procedimentos.
De acordo com diretor administrativo da unidade, Marcio Pereira, os dados de 2016 foram as poucas informações encontradas sobre o setor, já que não houve transição do governo anterior. “Quando o prefeito Jorge Miranda assumiu encontramos a policlínica fechada e com vários problemas. A estrutura estava em condições precárias, ar condicionados com defeito, os médicos não queriam retornar porque ficaram sem pagamento no governo anterior, e o que era pior, não tínhamos informações. Não havia computadores e a maioria dos prontuários dos pacientes havia sumido, o que dificultou muito a retomada do atendimento. Pegamos tudo praticamente do zero”, lembra Márcio.
“Conseguimos organizar aos poucos o setor e, depois de fazer reforma na parte elétrica e hidráulica, retornar com os profissionais concursados para depois recontratar novos, e reorganizar os prontuários que ficaram, reabrimos em fevereiro. Hoje a Policlínica possui diversas especialidades médicas, além de ser uma das poucas unidades municipais da Baixada Fluminense, se não for a única, a oferecer exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) de graça. A marcação é feita, por encaminhamento, no setor de regulação que fica no prédio da Secretaria de Saúde, em frente à Policlínica. A regulação funciona de segunda a sexta, a partir das 9h. O exame é feito todas as terças, a partir das 8h”, completa o secretário de Saúde, Emerson Trindade.
Na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, que fica na Avenida União, nº 676, no bairro Santa Terezinha são feitos atendimentos em geriatria, dermatologia, fonoaudiologia, pequenas cirurgias, cardiologia adulto e pediátrica, oftalmologia, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, pediatria, puericultura, urologia, nefrologia, otorrinolaringologia, ortopedia, nutrição, psiquiatria adulto e pediátrica, homeopatia, angiologia, reumatologia, neurologia adulto e pediátrica e psicologia adulto e infantil.
O setor também oferece exames de fundo de olho (adultos), teste da orelhinha, teste do pezinho, teste de reflexo vermelho (crianças), audiometria tonal e vocal, e EEG, além possuir um setor exclusivo para curativos em pé diabético, e ser polo do programa de Hanseníase.
O Espaço de Reabilitação e Desenvolvimento da Criança, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, também pertence à Policlínica. No setor é oferecido atendimento multidisciplinar, com fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional para crianças de até 12 anos com autismo, microcefalia e paralisia cerebral.

error: Conteúdo protegido !!