Up! 2018 ganha visual mais moderno

Fotos: Marcus Lauria

A linha 2018 trouxe a tão aguardada reformulação visual que foi vista primeiro no modelo europeu. A expectativa era grande, e cogitava-se a possibilidade do up! ganhar, no Brasil, itens que já existem na Europa desde o modelo anterior, como controles de estabilidade, além de mais airbags. Havia também uma lista enorme de reivindicações de proprietários e fãs do compacto, como visto em fóruns do carro pela internet afora, como vidros traseiros elétricos, saída de ar central em outra posição, etc.A linha 2018 trouxe a tão aguardada reformulação visual que foi vista primeiro no modelo europeu. A expectativa era grande, e cogitava-se a possibilidade do up! ganhar, no Brasil, itens que já existem na Europa desde o modelo anterior, como controles de estabilidade, além de mais airbags. Havia também uma lista enorme de reivindicações de proprietários e fãs do compacto, como visto em fóruns do carro pela internet afora, como vidros traseiros elétricos, saída de ar central em outra posição, etc.No mundo real a situação é diferente: o up! 2018 ganhou visual mais moderno, rádio com display mais intuitivo, novo cluster com conta-giros maior e volante multifuncional. Os itens reivindicados pelos fãs foram deixados de lado, pelo menos por enquanto. Fato é que o carro manteve suas boas qualidades, que são as dimensões compactas, o motor forte e a solidez exemplar, fruto de um ótimo projeto.Externamente o carro conta com novos para-choques dianteiros e traseiros, novo detalhe em vermelho na grade das versões com motor turbinado, além de adesivos com a sigla TSI nas colunas laterais. Há novas rodas em todas as versões e, na versão Cross que testamos, há rack no teto, moldura de plástico ao redor das rodas e outros detalhes exclusivos da versão Cross. Não há pneus de uso misto ou suspensão elevada.

Mais requintado

Fotos: Marcus Lauria

Do lado de dentro, o carro está ligeiramente mais requintado, especialmente pela central multimídia e pelo led que percorre o painel de um lado ao outro. O volante traz comandos de áudio, telefonia e opera o computador de bordo. Seu novo cluster traz instrumentos maiores e tela maior do computador de bordo, que por sua vez traz as mesmas funções de antes. A central multimídia opcional Composition Phone (R$ 1.419) traz funcionamento bem intuitivo mesmo não sendo sensível ao toque, e traz um sistema “Maps + More” de integração com o smartphone, mas não conta com Apple Carplay ou Android Auto.Os bancos seguem os mesmos, com boa regulagem em altura, enquanto a coluna de direção é regulável apenas em altura. A posição de dirigir é boa mesmo para motoristas mais altos, graças ao painel pouco volumoso que não incomoda os joelhos. A ergonomia é ótima com todos os comandos à mão, enquanto o espaço interno na dianteira é bom e na traseira apenas razoável para adultos de média estatura. Seu porta-malas leva bons 285 litros. Ao volante o motorista conta com ótima visibilidade, graças aos retrovisores externos generosos e boa área envidraçada. Há sensores de estacionamento na traseira com indicador gráfico e sem câmera de ré.No cofre do motor está uma pequena joia da engenharia: o motor 1.0 de 3 cilindros e 12V turboalimentado, com injeção direta, que gera 101/105 cv de potência @ 5.000 rpm (G/E) e 16,8 kgfm @ 1.500 rpm de torque, e se mostra mais do que suficiente para dar ótimo desempenho ao carro de 991 kg. Em nosso teste o Cross up! acelerou de 0-100 km/h em 9,3 segundos, um ótimo número. E além de andar bem, bebe pouco: 12,5 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada, com gasolina e ar ligado sempre. O câmbio é manual de 5 velocidades com relações longas.

Bom de dirigir

Fotos: Marcus Lauria

Rodar com o Cross up! na cidade é extremamente prazeroso, fruto de suas dimensões compactas e seu ótimo diâmetro de giro de 9,8 m. É fácil encontrar vagas para o carro e ele flui bem no trânsito, com direito a desempenho vigoroso. Suas suspensões estão bem calibradas para o uso urbano, filtrando bem as irregularidades, sofrendo apenas em vias mais esburacadas. O conjunto de rodas e pneus (185/60 R15) está bem adequado ao carro.Já na estrada, o motor TSI garante vigor de sobra ao carro, em qualquer situação de uso. Ultrapassagens, acelerações e retomadas são ótimas. Os freios também estão bem adequados ao carro, enquanto sua dinâmica é boa, com alguma tendência ao subesterço. Embora o carro conte com controle de tração, a VW vacila em não oferecer controles de estabilidade. O câmbio longo permite viagens com rotação do motor bem baixa, o que contribui para o bom isolamento acústico.No geral, o Cross up! TSI continua mantendo suas boas qualidades, além de ter evoluído em alguns detalhes. De qualquer forma, a VW deixou de oferecer itens adicionais de segurança e requinte que fazem falta em um carro cujo preço começa em R$ 56.350 e pode chegar a consideráveis R$ 59.991. Para quem busca um carro discreto, ágil e econômico, não há compra atual melhor que o up! TSI.

 

*Ficha técnica

Motor/PerformanceMotorização: 1.0Alimentação Gasolina injeção diretaCombustível Álcool GasolinaPotência (cv) 105.0 101.0Cilindrada (cm3) 999 N/DTorque (Kgf.m) 16,7 16,7Velocidade Máxima (Km/h) 184 182Tempo 0-100 (Km/h) 9.1 N/D
DimensõesAltura (mm) 1529Largura (mm) 1914Comprimento (mm) 3658Entre-eixos (mm) 2421Peso (kg) 960Tanque (L) 50.0Porta-malas (L) 285Ocupantes 5
MecânicaCâmbio Manual de 5 marchasTração DianteiraDireção ElétricaSuspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
*Dados do fabricante

 

Por Marcelo Silva

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