Improviso vira ferramenta de Rueda sem gringos

Técnico Rueda terá que improvisar ao longo do Brasileirão sem os gringos na equipe
Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo

O técnico do Flamengo Reinaldo Rueda terá que improvisar ao longo do Campeonato Brasileiro. Principal referência do ataque rubro-negro, Guerrero começou no banco de reservas e jogou 35 minutos pelo Flamengo no empate diante do Fluminense (1 a 1 no Maracanã). O peruano havia chegado ao Rio 11 horas antes de entrar em campo. Dois dias antes, ele e Trauco (que também entrou no segundo tempo do clássico) atuaram 90 minutos pelo o Peru no jogo que garantiu o país na repescagem por uma histórica vaga na Copa do Mundo.
Por conta dos jogos do Peru diante da Nova Zelândia (6 e 14 de novembro), Guerrero e Trauco desfalcarão o Flamengo por duas semanas. Neste período, a equipe tem os seguintes compromissos pelo Brasileirão: Grêmio (5/11), Cruzeiro (8/11), Palmeiras (12/11). O trio é, respectivamente, quarto, terceiro e quinto colocados da tabela. O Fla é o sétimo lugar.
A dupla pode ficar fora também do jogo diante do Coritiba (16/11). Isso levando em conta que Rueda tem evitado utilizar jogadores logo após o retorno de viagens com suas seleções por precaução contra desgaste ou lesões. Fora isso, a repescagem envolve um jogo de ida disputado na Nova Zelândia, uma viagem longa que pode durar quase um dia inteiro.
Além dos peruanos, Cuéllar também ficou no banco no clássico diante do Tricolor pelo mesmo motivo. Ao menos, a participação da Colômbia nas eliminatórias já acabou. A seleção do volante rubro-negro ficou na quarta posição e garantiu classificação para a Copa da Rússia.
O jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, em novo confronto diante do Fluminense, será no dia 1º de novembro. Em coletiva realizada no Peru, nesta semana, Guerrero foi perguntado sobre a possibilidade de o grupo se apresentar antes à seleção para se preparar para a repescagem. O camisa 9 disse que o assunto será tratado com o Flamengo.
Guerrero é um desfalque constante do Flamengo em datas envolvendo jogos de seleções. Em 2017, se ausentou de sete jogos por esse motivo. Este número pode chegar a 10 ou 11, como apontamos acima. Até o meio da temporada, Leandro Damião era o substituto direto. Após a saída do atacante, a ausência do camisa 9, tão contestado pelos torcedores, tem sido mais difícil de suprir.
Felipe Vizeu é o outro centroavante de ofício no atual elenco do Flamengo. Foi o substituto de Guerrero durante a lesão sofrida pelo camisa 9 em agosto e atuou como titular no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil (0 a 0 diante do Botafogo). No entanto, também acabou se machucando e perdeu espaço com Rueda. Ficou no banco no clássico do Maracanã e nos últimos dois jogos. Hoje, Paquetá é o plano B do treinador colombiano sem Guerrero.
O jovem meia Lucas Paquetá caiu nas graças de Reinaldo Rueda. Ele vem sendo improvisado como centroavante e, durante as partidas, alternado de posição. Jogou 90 minutos diante do Fluminense. Como substituto de Guerrero, ele atua como um ”falso 9” e troca mais passes na posição. Terminou o clássico desse domingo recuado e mais próximo da posição de origem.
Com o desfalque também de Trauco, Reinaldo Rueda terá que decidir quem serão seus laterais no período. No jogo desta quinta-feira, o técnico optou por utilizar a formação com Rodinei na direita e Pará improvisado na esquerda – o que já havia feito em outra oportunidade, como na semifinal da Copa do Brasil contra o Botafogo. O lateral-esquerdo Renê é outra opção para Rueda. O camisa 6 foi titular na rodada anterior, diante da Ponte Preta, mas voltou ao banco de reservas no clássico.

 

Fonte: Globoesporte.com

error: Conteúdo protegido !!