Caxias faz palestras no Dia Mundial da Alimentação

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promoveu na segunda-feira, (16), Dia Mundial da Alimentação, um encontro com o tema “Mude o futuro da migração. Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural”. O evento aconteceu no espaço da Igreja Wesleyana Central da Mantiquira, em Xerém, 4º Distrito.

As boas-vindas aos participantes ficou a cargo da presidente do CONSEA-DC, Solange Bergami e da diretora do DESANS, Claise Alves. Em seguida foi aberto o Painel com a participação das palestrantes Mariella Camardelli (Agrônoma e Pesquisadora da EMBRAPA) e Juliana Casemiro (Nutricionista, Professora da UERJ e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), abordando o tema “A relação da Agricultura com a Segurança Alimentar e Nutricional”, que foi muito bem recebido pelos participantes do encontro. Foram debatidas questões como a importância da Agricultura Familiar para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a produção agroecológica como prática coletiva e de proteção a biodiversidades, a relevância dos circuitos pequenos de comercialização que colocam em contato direto o produtor e o consumidor, o necessário resgate da cultura alimentar local e o cozinhar como promoção da Alimentação Saudável, a capacitação e qualificação dos diferentes atores para a efetivação da Política de SAN, na perspectiva da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

A programação contou ainda com a participação da secretária Municipal de Educação, Marise Moreira; do subsecretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Manoel Figueiredo; e do subsecretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Celso Lopes, na mesa que tratou do tema “Desenvolvimento Rural e a SAN em Duque de Caxias”. Eles falaram das ações e projetos desenvolvidos por suas secretarias que podem contribuir para o desenvolvimento rural.

Ao final das exposições o público, formado em sua maioria por lideranças da sociedade civil, governamental, agricultores e estudantes, teve a oportunidade de fazer perguntas e manifestar opiniões sobre os temas expostos.

Reunir estes diferentes campos de atuação hoje, no Dia Mundial da Alimentação, é de grande importância e reflete o esforço Intersetorial que a pauta da SAN exige, que não implica somente em fornecer alimentos para suprir a demanda calórica do corpo humano. Requer uma abordagem mais ampla, que pense no acesso digno e na qualidade do alimento. Para isso, devemos considerar outros fatores, como um modelo de agricultura que promova a inclusão social e a conservação do meio ambiente, a organização de mercados e preços justos e o respeito à diversidade cultural de cada população, que é manifestada no ato de comer.

 

error: Conteúdo protegido !!