Queimados liga alerta para a obesidade infantil

Nutricionistas se reuniram para trocar experiências sobre como prevenir e combater esse grave problema que atinge a população
Igor Lima/PMQ

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.
Pensando em reverter esta situação, especialmente no que diz respeito a obesidade infantil, a Secretaria de Saúde de Queimados promoveu uma palestra de capacitação para os nutricionistas da rede pública, na sede da Vigilância em Saúde. O objetivo da ação era de ressaltar a importância de ter uma alimentação saudável.
A palestrante Ethel Souza explicou aos profissionais como e quando inserir cada alimento na vida de uma criança, além de orientá-los a ficar sempre atentos ao o que a mãe de um bebê come, por exemplo. “Uma grávida precisa ter uma nutrição rica em nutrientes para o seu leite materno ser suficiente para o seu filho”, concluiu.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra Lívia Guedes, é de suma importância o cuidado com a nutrição infantil. “A educação alimentar deve começar enquanto bebês e crianças, como forma de prevenção a doenças como obesidade, diabetes ou até mesmo hipertensão. A criança precisa de uma alimentação saudável e equilibrada”, declarou.
De acordo com a Coordenadora do Departamento de Nutrição, Jéssica Justo, a palestra foi também um momento para lembrar o  Dia Mundial da Alimentação, que ocorreu na última segunda-feira (16). “Nós profissionais temos que nos capacitar cada dia mais, agregar conhecimentos. Como hoje a fase adulta já é uma preocupação e as crianças também estão nessa evidência, resolvemos fazer essa palestra sobre a introdução alimentar”, declarou ela, afirmando que irão fazer uma parceria com a nutrição na escola.
Para a nutricionista do Centro Especializado em Tratamento de Hipertensão e Diabetes, Cristiane Tavares, a palestra foi muito proveitosa.  “Essa capacitação está complementando o nosso trabalho lá no CETHID, me dando a oportunidade de levar mais conhecimentos para a área de nutrição, uma atualização importante para o setor”, concluiu.
A Prefeitura fornece a população atendimento gratuito com nutricionista na Unidade Básica de Saúde Julio Barros (Estrada da Caixa D’água, s/n, Paraíso (21 3889-8430), Unidade Básica de Saúde Belmira Vagas (Rua da batalha, n°31- Bairro Roncador), Centro Médico da Pedreira e CETHID (Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu).
Para receber atendimento, basta procurar uma das unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

error: Conteúdo protegido !!