COLUNA MARCUS LAURIA – 21/10

Fenatran 2017
MAN Latin America revelou o maior número de novidades

Com o maior número de novidades em sua história, com atrações desde o segmento leve até o extrapesado, a MAN Latin America desembarcou na 21ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – que aconteceu entre 16 e 20 de outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
A nova família Delivery faz seu lançamento mundial e apresenta seu integrante elétrico, o e-Delivery, que vai começar a operar nas ruas do país no próximo ano em clientes estratégicos.
Entre os extrapesados os holofotes voltam-se ao protótipo Constellation 33.440 Tractor, que celebra a sinergia do grupo VW Truck & Bus ao reunir, num mesmo veículo, o moderno chassi e motorização MAN com a renomada cabine Constellation, num projeto totalmente novo e concebido em parceria entre a engenharia brasileira e alemã. Destinado às operações de cana-de-açúcar e madeira, o veículo atende a uma aplicação tipicamente brasileira.
A linha Constellation traz também outras novidades que ampliam a produtividade com novas versões 8×2, além do pacote Robust, que combina robustez ao melhor valor de aquisição para as mais diversas aplicações, e estreias entre os vocacionais Compactor, Constructor e Canavieiro.
Para cargas sensíveis e otimizadas, como 30 pallets, a grande novidade é o VW Constellation 25.420 6×2 Pusher com suspensão pneumática integral. Conforto e dirigibilidade são palavras de ordem no modelo, que chega com entre eixo mais curto, atendendo ao segmento de 30 pallets com a mesma capacidade do tanque de combustível que o consagrado VW Constellation 25.420 6×2.
O MAN TGX 29.480 Crossover marca presença, com a melhor solução para as rotas mistas, asfalto e terra, que colocam à prova robustez e flexibilidade.

 

DAF lança três caminhões

A DAF Caminhões Brasil entra no segmento off road e lança no mercado nacional os modelos CF85 e XF105 para operações de cana e madeira. Os novos caminhões são produzidos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, e chegam às concessionárias em 2018. A montadora já está comercializando os novos produtos na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, por meio do time das 23 revendas distribuídas pelo Brasil.
O CF85 off road está disponível em três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.
No interior, as cabines se destacam pela ergonomia e conforto, diminuindo o cansaço do motorista e aumentando a segurança. Os bancos vêm revestidos com capa de vinil, aumentando a durabilidade do estofamento e facilitando a limpeza. Os clientes também podem optar pelo acionamento manual dos vidros, facilitando uma possível manutenção.
A linha XF105 off road está disponível em duas opções de cabine, Comfort Cab e Space Cab, ambas com cama e agregando todos os opcionais e diferenciais da linha CF. Os dois modelos também contam com o primeiro degrau de acesso à cabine reforçado, aumentando sua durabilidade. O modelo florestal pode ser equipado também com sistema de exaustão vertical. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.
O propulsor tem bloco em ferro fundido vermicular, seis cilindros em linha e também é fabricado na unidade de Ponta Grossa. A embreagem Sacks Heavy Duty e a transmissão ZF ASTronic automatizada de 16 marchas, são preparadas para uso severo.

Os modelos contam também com seletor Dual Driving com modos de condução On Road ou Off Road, para respostas mais precisas e melhor desempenho. O eixo trativo Meritor tem redução nos cubos em relações de 4,55:1 ou 5,41:1.

 

Mercedes lança novo Axor com túnel do motor rebaixado

Os caminhões extrapesados Axor da Mercedes-Benz estão totalmente renovados. Esta é a linha que mais recebeu recursos derivados do ECONFORT, filosofia de desenvolvimento lançada em 2014 e que assegura um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho para o transporte de cargas rodoviário e fora de estrada. Já são cerca de 57 itens agregados ao Axor, sendo que 13 novidades foram lançadas na Fenatran 2017, o maior e mais completo Salão de Transporte Rodoviário de Carga da América Latina.
Na Fenatran, as novidades foram apresentadas por meio da exposição dos modelos Axor 2544 6×2 rodoviário, nas cores Cinza Galcon e Laranja Setter, e Axor 3344 6×4 fora de estrada, na cor Amarelo Lamec. “Esses 57 novos itens foram solicitados pelos nossos clientes. E isso prova que estamos cumprindo à risca o compromisso estabelecido no slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’”, diz Leoncini.
Uma das grandes novidades da linha de caminhões Axor, tanto rodoviário, quanto fora de estrada, é a introdução de um novo túnel do motor mais baixo, 100 mm em relação ao anterior. O túnel passa a ter cerca de 200 mm de altura, “o menor de sua categoria”, proporcionando muito mais espaço e comodidade no interior da cabina.
No caso da cabina Leito Teto Alto, a diminuição do túnel resulta numa altura interna livre sobre ele de 1.780 mm, proporcionando assim mais praticidade e conforto para o motorista. Isso também facilita a movimentação interna. Já na cabina Leito Teto Baixo do Axor fora de estrada, a altura no interior chega a 1.310 mm, assegurando igualmente um ótimo nível de conforto.
Para um maior padrão de bem-estar a bordo, a linha Axor ganha, ainda, um novo climatizador, mais compacto (75 mm mais baixo sobre o teto da cabina) e mais leve (menos 18 kg), porém com maior volume de água (mais 6 litros). Essa novidade assegura melhor aerodinâmica ao caminhão, com mais eficiência e economia de combustível, além de mais conforto para os ocupantes.

 

Scania mostra soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis

A Scania lançou na Fenatran 2017 um pacote de soluções que envolve produtos, serviços e o motorista, com o objetivo de reduzir o custo total da operação e aumentar a rentabilidade dos negócios dos clientes. Grandemente representada por dois estandes, a marca apresenta soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis e reforça sua liderança na condução do setor para um sistema de transporte mais sustentável. O 21º Salão Internacional do Transporte foi realizado, pela primeira vez, no São Paulo Expo, de 16 a 20 de outubro.
Na Fenatran 2017, a Scania faz o lançamento de cinco caminhões e de dois serviços. Nos rodoviários, as novidades são os veículos com novas motorizações, de 450 e 510 cavalos, que oferecem até 5% a mais de economia de combustível. Esses propulsores passam a ser equipados com um sistema de injeção de alta pressão, além de produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga.
O Heavy Tipper traz para a gama fora de estrada dois modelos para a mineração, sendo o 8×4 capaz de transportar até 25% a mais de carga líquida, reduzir em até 15% o custo por tonelada transportada e aumentar em 30% a vida útil na operação, o que significa cerca de um ano a mais de trabalho (sendo três a vida média das opções atuais do mercado). O outro lançamento é a expansão da gama V8 com um cavalo mecânico apto a acoplar no inédito Super Rodotrem, composição de 11 eixos, capacidade de 91 t e 620 cv de potência, que inaugura um novo nicho para atender aos segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural. A primeira venda já foi feita para a Usina São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil.
Em Serviços, a fabricante apresenta o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis no mercado brasileiro, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal de parar para a manutenção. Nesse novo sistema, o pagamento passa a ser mais dinâmico, personalizado e por tempo indeterminado; e feito de acordo com a quilometragem rodada de cada veículo e tarifação por consumo de combustível (ou seja, quanto mais economizar diesel menos o cliente pagará). Com os Planos Flexíveis, a Scania consegue unir de forma perfeita sustentabilidade e rentabilidade, e ainda reduzir em até 16% o custo de manutenção de cada unidade.

 

Volvo apresenta novas soluções em transporte e ofertas

O estande da Volvo na Fenatran 2017 apresentou uma série de novas soluções em transporte. Combinadas com os avançados caminhões e as novas tecnologias, elas formam a oferta total de negócios da marca. “Estamos mostrando os veículos, as tecnologias e os dispositivos de conectividade para aumentar a produtividade do setor”, resume Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
No estande da Volvo estão expostos 11 caminhões da marca, a começar pelo Performance Edition, uma edição especial do FH, dando início a comemoração dos 90 anos da Volvo Trucks. “É uma série limitada de veículos exclusivos, repletos de novas tecnologias e com uma configuração única para celebrar esta data e o melhor caminhão do mundo”, diz Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo no Brasil. Também estará exposto um dos primeiros modelos de caminhões da Volvo, o Série 2, produzido em 1928.
Entre as inúmeras novidades, a Volvo está lançando o Assistente de Direção, um dispositivo de última geração voltado para o transporte de cana-de-açúcar. A tecnologia auxilia o motorista a não passar por cima dos brotos da plantação, um grave problema da indústria canavieira, responsável por enormes prejuízos no setor. “A Volvo está sempre oferecendo o melhor em novas tecnologias, visando constantemente aumentar a produtividade do transportador”, destaca Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo.
A Volvo exibe ainda o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil. O novo veículo é dirigido também para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio.
A empresa reforça sua posição de líder mundial em segurança veicular, ao apresentar uma nova e ampliada oferta de pacotes de segurança para a linha F de caminhões. Agora, os transportadores podem customizar suas necessidades de segurança da frota com cinco pacotes, cada um deles com uma configuração diferente de tecnologias.
A Manutenção Inteligente é uma central de monitoramento conectado e de planejamento e agendamento de manutenções preventivas para os caminhões. O serviço é voltado para os veículos que tenham planos de manutenção da marca. A Volvo também lança a Gestão de Combustível, uma consultoria remota de consumo de combustível, criada para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador.
Outra novidade é a garantia de 24 meses para peças de caminhões. Ela vale para os transportadores que comprarem peças e fizerem o serviço de instalação na rede de concessionárias.
Outra importante oferta vem por conta da Volvo Serviços Financeiros. Ela está lançando um benefício para os transportadores que tiverem o Dynafleet, o gerenciador de frotas da Volvo. O cliente terá um bônus na contratação do seguro no valor correspondente ao que pagou pelo Dynafleet.
A Volvo lança na feira garantia de dois anos para peças de caminhões, valida para os transportadores que comprarem peças e fizerem o serviço de instalação na rede de concessionários.
O benefício também vale para itens instalados nas manutenções dos veículos dos clientes que possuem qualquer um dos programas de manutenção da Volvo: Ouro, Prata, Azul e Verde.

error: Conteúdo protegido !!