S10 Flex agora tem câmbio automático

Fotos: Marcus Lauria

A Chevrolet S10 Flex 2.5 CIDI nunca teve uma versão automática, deixando esse atributo para a versão diesel. Apesar da demora, a Chevrolet resolveu mudar esse conceito, e enfim, lançou a S10 Flex automática, com um câmbio de seis marchas com sistema ClutchtoClutch, que permite trocas rápidas e suaves. A Chevrolet S10 Flex 2.5 CIDI nunca teve uma versão automática, deixando esse atributo para a versão diesel. Apesar da demora, a Chevrolet resolveu mudar esse conceito, e enfim, lançou a S10 Flex automática, com um câmbio de seis marchas com sistema ClutchtoClutch, que permite trocas rápidas e suaves. Essa novidade inédita na linha da S10 é importante para alavancar as vendas, que andam em baixa ultimamente, e ficar mais perto da concorrência. Com mais de 50% de participação atual de mercado entre as picapes Flex, a Chevrolet S10, nestes 10 anos, soma 200 mil unidades emplacadas.Historicamente a Chevrolet S10 lidera as evoluções tecnológicas entre as picapes médias, como o segmento Flex que ela própria inaugurou em 2007. Foi a primeira a trazer motor bicombustível com injeção direta de combustível e continua sendo a única a oferecer sistemas de conectividade total.Por fora e por dentro a picape não oferece muitas mudanças, além é claro, da alavanca de câmbio automática. A marca manteve o mesmo padrão de acabamento e de itens de série e conforto. Por fora, é notada a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “S10” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento.

 

No compasso

Fotos: Marcus Lauria

A transmissão automática está disponível inicialmente apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ (Luxo), que traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play.A possibilidade de partida remota do motor pela chave é novidade, uma herança dos modelos a diesel mais sofisticados. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo.Sob o capô, está o já conhecido motor 2.5 com injeção direta de combustível. Ela acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente para um veículo do seu porte: 9,5 segundos. Seu consumo na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, foi de 6,5 Km/l. Que trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades com tecnologia ClutchtoClutch, que permite trocas rápidas e quase imperceptíveis.De acordo com a Chevrolet, o sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM), que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujidade e impactos.

 

Medidas foram tomadas

Fotos: Marcus Lauria

Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.Outra tecnologia interessante é o ElectronicCapacityClutchControl, onde uma embreagem dentro do conversor de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas.O motorista nota que a S10 Flex automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.400 rpm) e os 206 cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor.Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração do carro também fosse otimizado, privilegiando uma condução altamente agradável e confortável para os ocupantes.Os preços da S10 Flex AT começam em R$ 107.990 (LT 4×2), R$ 121.990 (LTZ 4×2), R$ 116.990 (LTZ 4×4) e chegam a R$ 130.990 na versão LTZ 4×4 com todos os opcionais (versão avaliada).

 

*Ficha técnica:

Dimensões

Altura (mm) 1825Largura (mm) 1882Comprimento (mm) 5347Entre-eixos (mm) 3096Peso (kg) 1933Tanque (L) 80.0Ocupantes 5
MecânicaCâmbio Automática com modo manual de 6 marchasTração 4x4Direção ElétricaSuspensão dianteira Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.Suspensão traseira Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
*Dados do fabricante

 

Por Marcus Lauria

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