João Santana aclamado presidente do PSDB de Caxias

População presente – Convenção dos tucanos aconteceu no domingo e reuniu um bom público no bairro Dr. Laureano
Davi de Castro/Jornal de Hoje

Em clima de festa e anunciando novos rumos para o bem da população, os convencionais do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Duque de Caxias elegeram por aclamação, no domingo (15), em chapa única, a nova comissão executiva do partido e demais membros do diretório municipal. O encontro da tucanada começou às 9h e terminou ao meio-dia, com discursos e muitos aplausos, na Rua Dr. Laureano, 735, no bairro do mesmo nome.

O jornalista João Santana, conduzido à presidência do partido, foi destacado por lideranças políticas de várias regiões do estado e do município, assim como Andréia Zito. O nome dela tem sido apontado como provável candidata a prefeita de Caxias, em caso de cassação de Washington Reis (PMDB) e vice-governadora, por indicação de lideranças da Baixada, numa grande composição partidária, visando garantias para os municípios fluminenses.

>> Políticos querem mudanças em Caxias – Representando o PSDB estadual, Jorge Bonfadini, em seu discurso, não citou nem o governador Luiz Fernando Pezão e nem Sérgio Cabral, mas destacou a situação da violência no estado do Rio. “As pessoas têm medo de sair de casa. Se não houver transformação política, isso não muda. Temos aqui a Andréia (Zito) que tem um nome limpo e pode ajudar. Vocês estão aqui hoje prestigiando Andréia, uma pessoa de bem. É preciso ter consciência na hora de pedir votos”, orientou. O ex-deputado federal Dr. Heleno fez referência ao ex-carroceiro, guarda municipal e ex-prefeito de Caxias, José Camilo Zito (atualmente deputado estadual pelo PP). Ele disse que existem pessoas que se utilizam de comentários negativos para destruir governantes que constroem o bem. “Fizeram isso com Zito, mas ele sobreviveu. Ele e sua família sempre ajudaram essa cidade. Temos aqui a Andréia (filha de Zito) como exemplo. Me aproximei dessa família há 27 anos. E Andréia segue os caminhos do pai: respeitando e fazendo. Ela é uma deputada de realizações. Foi assim como deputado estadual e como federal. Mas a mídia e os adversários não mostraram isso”, exaltou.

 

A mulher destacada como maioria

Andréia Zito, ao lado de João Santana, foi bastante elogiada pelos colegas de partido
Davi de Castro/Jornal de Hoje

Presidente do PSDB-Mulher nacional e no Rio de Janeiro, Sebastiana Maria de Azevedo, a Tiana, fez um inflamado discurso, destacando a importância feminina no cenário político da Nação. Ela lembrou que a classe representa 52% da população e, portanto, tem força para mudar o Rio e o Brasil para melhor. E desejou ver Andréia eleita deputada federal. “Ela é uma mulher que não tem arranhões (sujeira) na sua vida pública”.

 

PSDB pode rachar em Belford Roxo

Isaac Soares e Cleber Tito (à direita)

O presidente do PSDB de Belford Roxo, Cleber Tito, e seu vice, Isaac Soares, estão dentro do mesmo pensamento de Tiana sobre Andréia. Pelo menos é o que parece. E essa postura tem uma forte motivação: a convenção do partido no município aconteceu no dia 19 de abril. Mas até hoje o comando regional do PSDB não homologou o resultado. Há quem diga que a executiva estadual pretende colocar o partido em outras mãos, mantenho assim o PSDB sob o comando de uma Comissão Provisória. “A maior parte da militância tucana em Belford Roxo não aceita mais esse negócio de ‘provisória’. E muitos já garantem que, se isso acontecer, nosso time vai abrir não dessa articulação e ficar em outro bloco político dentro do PSDB”, adianta Isaac. Isso leva a crer que essa banda do partido marchará com o time político de Andréia Zito.

Unidade política na Baixada

João Santana, que foi presidente do PSDB e estava na função de secretário geral do partido, foi reconduzido ao posto maior e agradeceu a todos os tucanos. “Tudo isso aqui é possível porque todos se ajudam por um bem comum”, disse, referindo a todos os membros da chapa. E ressaltando o pensamento de Andréia, disse que a unidade das lideranças da Baixada é necessária para eleger um governador, dois senadores e bancadas fortes de deputados federais e estaduais – O estado do Rio tem direito a 46 e 70 respectivamente.
Andréia Zito, em seu discurso, não entrou em detalhes sobre as reuniões com lideranças políticas para discutir o futuro dos municípios da Baixada, nas eleições de 2018, e nem sobre a indicação do seu nome para prefeita, em caso de cassação do prefeito de Caxias, Washington Reis (PMDB) e seu vice, Marcos Alias (PRP). Ela também não falou das articulações para a indicação do seu nome para compor a chapa de governança do estado. Com ares de cansada pelo dia de trabalho, ajudando a carregar mesas e cadeiras e organizando o local da convenção, ela agradeceu “a presença de todos, o apoio e as manifestações de carinho de vocês”.

 

Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!