Polícia realiza megaoperação de combate à pedofilia na Internet

Mais de mil policiais civis fizeram uma megaoperação contra a pedofilia, em 24 estados e no Distrito Federal. Pelo menos 100 já haviam sido presos
Fotos: Divulgação / Ministério da Justiça / Reprodução / TV Globo

Mais de mil policiais civis realizaram ontem (20) uma megaoperação contra a pedofilia, em 24 estados e no Distrito Federal. Não havia mandados de prisão na operação ‘Luz na Infância’, mais de 100 pessoas foram presas em flagrante até às 14h. De acordo com a polícia, os agentes encontraram material pornográfico envolvendo menores de idade nos computadores dos suspeitos.
Ao todo, foram cumpridos 178 mandados de busca e apreensão. No Rio, dois homens foram presos em flagrante em Barra Mansa, no interior, e em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Os agentes também atuam em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Ao todo, os policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, além de um de condução coercitiva contra envolvidos em crimes de exploração sexual infantil no estado.
Já em São Paulo, são 31 mandados de busca e apreensão na capital e no interior. Dos presos em flagrante, 23 foram encontrados em São Bernardo do Campo, dois na Zona Norte da capital paulista e dois na Zona Sul. Os detidos foram levados para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os computadores dos suspeitos foram apreendidos. Os agentes cumprem ainda mandados em Santo André, Osasco, Carapicuíba, Campinas, Jundiaí, Catanduva e Praia Grande.
No DF, cinco pessoas foram presas até o momento. Em Minas Gerais, os policiais prenderam três pessoas e cumpriram 14 de busca e apreensão, sendo cinco em Belo Horizonte. Enquanto isso, oito homens foram detidos em flagrante no Rio Grande do Sul. Os agentes recuperaram ainda computadores, celulares e armas, na cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Do total de presos no Rio Grande do Sul, dois foram encontrados em São Leopoldo e dois em Santa Maria, também em Porto Alegre. Quatro homens foram presos em Alvorada, Novo Hamburgo e Lagoa Vermelha. Em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MPJSP), a Delegacia da Criança e do Adoelscente Vítimas (DCAV) também participa da ação. De acordo com a polícia, os alvos da operação foram identificados por meio de um levantamento com apoio da embaixada dos Estados Unidos no Brasil. As provas foram reunidas em ‘ambientes virtuais’. Depois, a Polícia Civil instaurou inquéritos com o objetivo de apreender computadores e dispositivos onde estão armazenados.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim afirmou que o trabalho continua e mais mandados podem ser emitidos nos próximos dias. Ele destacou a importância da cooperação internacional em tecnologia para a segurança pública no Brasil, explicando que os principais crimes que precisam ser combatidos no país são praticados por quadrilhas que têm ligações transnacionais, como os crimes cibernéticos e os tráficos de drogas, armas e pessoas. “Nada se passa no espaço exclusivo do território nacional. A integração federativa é fundamental, e a integração internacional não é menos fundamental em tecnologia. Essa é uma tecla que o Ministério da Justiça bate muito”, afirmou o ministro.

error: Conteúdo protegido !!