Pacote de medidas para melhorar a segurança pública em Queimados

Implantação da Companhia Destacada em Nova Cidade, aumento no efetivo do 24ºBPM e reativação da cabina da entrada do município são algumas das conquistas
Fotos: Thiago Loureiro / Divulgação

A chegada de mais 100 policiais para reforçar o efetivo do 24º BPM (Queimados), a descentralização da companhia destacada do batalhão para o bairro Nova Cidade, a reativação da cabina localizada na entrada do município, ronda de viaturas policiais  nos dois lados da estação ferroviária e a realização de incursões frequentes em áreas com maior mancha criminal foram algumas das garantias obtidas pelo prefeito Carlos Vilela, durante reunião realizada na última quinta-feira (19) com Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Wolney Dias. Além de Vilela, participaram do encontro, o vice-prefeito Machado Laz, o Secretário Municipal de Governo, Max Lemos, o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Elias José, o Comandante do 24º BPM, tenente-coronel Bresciani, e a Comandante da 3º Comando de Policiamento de Área, coronel PM Cláudia de Melo Lovain.
O batalhão de Queimados conta atualmente com um efetivo total de 438 policiais, sendo que apenas 308 estão na ativa e atendem em regime de escala também os municípios de Japeri, Seropédica, Paracambi e Itaguaí. De acordo com o Coronel Wolney Dias, a Baixada Fluminense receberá nos próximos meses o reforço de 750 policiais, que serão realocados das UPPs da capital para atuar na região, sendo que 100 serão enviados para o 24º BPM.
“Estaremos nos próximos dias instalando a sede da primeira companhia no bairro Nova Cidade, se necessário for, disponibilizaremos o apoio do comando da corporação, através das forças especiais para atuar nessa região, até que possamos estabilizar terreno e temos condições de inaugurar a companhia e, paralelamente a isso, vamos reativar o DPO da entrada da cidade. Temos a previsão para Baixada de alocar 750 policiais que estamos deslocando das UPPS.  Nosso objetivo é que essas medidas de caráter de policiamento ostensivo possam restabelecer a tranquilidade da população”, destacou o Coronel Wolney.

Transferência da companhia já tem data marcada

A Companhia Destacada da Polícia Militar que, hoje, funciona dentro do 24ª batalhão está prevista para ser inaugurada no próximo dia 13 de novembro, às 15h. Ela será transferida para um prédio próprio cedido pela prefeitura, onde funcionava um posto de saúde no bairro Nova Cidade. Além de reformar o local, o governo municipal também doará todos os móveis e outros objetos solicitados pela polícia militar, como por exemplo os aparelhos de ar-condicionado. A unidade funcionará com 67 policiais.
Ficou ainda acertada na reunião o estudo para a construção de um DPO no bairro São Roque e a recuperação imediata de quatro viaturas da Polícia por parte da Prefeitura para reforçar o patrulhamento ostensivo nas ruas, que será feito em parceria com os policiais do PROEIs (Programa Estadual de Integração na Segurança), pagos pela prefeitura. “Não é uma vitória do prefeito, nem da polícia militar e sim do povo de Queimados. Espero que essa parceria traga bons resultados e dê tranquilidade ao nosso povo”, destacou o prefeito Carlos Vilela.
Além de pedir ajuda ao Governo do Estado, por meio do Comando Geral da Polícia Militar, no último dia 9, o prefeito Carlos Vilela protocolou quatro requerimentos em Brasília pedindo a atuação de tropas federais na cidade. Os documentos foram protocolados no gabinete do presidente da República, Michel Temer, nos Ministérios da Defesa e da Justiça e na Polícia Federal. “Queremos o mesmo tratamento que é dado para a capital. Na Rocinha, o reforço veio em apenas seis dias”, concluiu o prefeito.

error: Conteúdo protegido !!