Nova Iguaçu cada vez mais nobre

O Jardins Nova Iguaçu é o mais recente empreendimento imobiliário da cidade e terá padrão médio alto de sofisticação em três torres com 200 apartamentos
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

O município de Nova Iguaçu, que completará 185 anos no dia 15 de janeiro próximo, está vivendo a maior explosão imobiliária da sua história. Nos últimos 10 anos, a cidade ganhou mais de 20 mil imóveis, dentre eles grandes empreendimentos de luxo, com requintes que em nada deixa a desejar aos situados na Zona Sul ou na Barra da Tijuca.
A expansão imobiliária de qualidade atraiu também, estabelecimentos comerciais de alto padrão, bem como serviços de restaurantes e bares temáticos, cafeterias, hotéis, livrarias, lojas, mercados, lanchonetes, pizzarias, farmácias, agencias bancárias e outros. Assim, a clientela que buscava tudo isso em áreas nobres do Rio, agora fica em Nova Iguaçu.
De acordo com estudos divulgados à imprensa pela Prospecta Inteligência Imobiliária, especializada neste tipo de mercado, Nova Iguaçu está entre os 100 polos imobiliários do Brasil, ocupando o 24º lugar no ranking de crescimento da construção civil. Outro levantamento também divulgado pela imprensa, a região da Baixada teve um desempenho imobiliários melhor do que o Rio este ano.
Em Nova Iguaçu, por exemplo, o valor do metro quadrado de apartamentos cresceu acima de 10%, enquanto na capital houve queda de 6%. As casas acompanharam o mesmo valor, enquanto na capital houve queda de 5%.  A maior explosão imobiliária, no entanto, aconteceu em um dos lados da cidade, na região onde está situada a igreja de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima, principalmente no corredor da avenida Dr. Mário Guimarães.

Tudo de bom no mesmo lugar

O engenheiro civil Manoel Lemos mostra como ficará o Jardins
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

Perto dali, na Rua Tabelião Murilo Costa e Salim Elias Curi, surge o mais novo, moderno e sofisticado empreendimento da cidade: o Jardins, com três torres e 200 apartamentos de 102, 125 e 200 metros quadrados, além de 10 coberturas. “São prédios com o mesmo padrão médio alto da Zona Sul e Barra da Tijuca, onde não há quartos. Apenas suítes, inclusive master”, adianta o engenheiro civil Manoel Lemos.
Segundo ele, este é o mais elaborado projeto arquitetônico de Nova Iguaçu, com portarias blindadas, ilha de segurança, nove elevadores que, em caso de falta de energia elétrica, um em cada torre não para de funcionar, além de escada de fuga de incêndio pressurizada – que em caso de sinistro, ela pode proteger pessoas sem causar nenhum dano, até a chegada do socorro. “Não existe em Nova Iguaçu nenhum empreendimento que reúna todos os itens de conforto, segurança e lazer em um só lugar”, resume o engenheiro, ao apresentar o empreendimento no stand de vendas, situada na Mário Guimarães, 674.
>>Complexo de lazer – No novo empreendimento há cinco complexos de lazer com mais de 30 itens, entre o de festas e eventos, kids e teen (crianças e adolescentes), saúde e bem-estar, esporte e fitness e parque aquático. O morador desfruta também do sistema de som com bluetooth nas áreas comuns. Ou seja, ”ele se mantém conectado, com seu telefone ou tablete, no que quiser, nas áreas comuns, sem incomodar ninguém”, explica Manoel Lemos.

Um pedacinho da Zona Sul e da Barra em Nova Iguaçu

O garçom Gilberto Camacho serve Maria Luiza e as demais clientes no Pizza & Pasta
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

Porém, foi na região da Avenida Dr. Mário Guimarães que a explosão imobiliária de Nova Iguaçu ficou mais evidente. Esta área ganhou novos e sofisticados prédios comerciais e residenciais, restaurantes, lanchonetes e bares temáticos, cafeterias, livrarias, agências bancárias, farmácias, academias, lojas de vários ramos, serviços, pizzarias e botequins.
O garçom Gilberto Camacho, 53 anos, que há oito trabalha no Pizza & Pasta, o primeiro estabelecimento sofisticado da área, conta que viu tudo acontecer. “Este restaurante completou 20 anos nesta semana. Foi o primeiro, quando não havia nada na Mário Guimarães. Agora tem muitos prédios. O cliente não precisa ir à Barra da Tijuca ou Zona Sul, como antes, para comer bem. Aqui tem tudo de lá. Aliás, muitos restaurantes de lá da Barra já estão aqui (cita pelo menos dois)”, frisa Gilberto. “Não saio daqui para comer fora, pois Nova Iguaçu tem tudo”, diz a dona Maria Luiza, de família tradicional da cidade, quando almoçava no restaurante com várias colegas professoras.

Queda de juros aquece o mercado imobiliário

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),baseado no censo de 2010, Nova Iguaçu tem 248.186 domicílios, sendo 245.558 na área urbana e 2.628 na zona rural. Para o corretor de imóveis Humphrey Guabiraba, nos últimos 10 anos o município cresceu muito mais, ao  ganhar mais de 20 mil imóveis. “A maior explosão da construção civil aconteceu em 2015, motivada pela queda de juros e ampliação das linhas de financiamento”, aponta Guabiraba. “Quando as empresas de construção recebem dinheiro da Caixa Econômica Federal (CEF) com juros de 6% ao ano, elas constroem mais e vendem mais barato. Isso aquece o mercado e foi o que aconteceu em Nova Iguaçu”, avalia o corretor. No Brasil, a explosão da construção civil, segundo ele, também cresceu com a oferta de juros baixos e as obras para a Copa do Mundo, as olimpíadas, o programa Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) 1 e 2. “E a tendência é manter o equilíbrio”, acredita Guabiraba.

 

por Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!